Festival Guia dos Quadrinhos 2018


Alfredo Alcala



23 de agosto de 1925
8 de abril de 2000

Lista de revistas com trabalhos de Alfredo Alcala
Veja lista detalhada dos trabalhos


(acima, Alcala em seus tempos de jovem desenhista, nas Filipinas)

O mais conhecido e mais prolífico dos desenhistas filipinos foi Alfredo Alcala. Ele foi o desenhista mais rápido do mundo, deixando longe Sérgio Aragonés, talvez o mais rápido artista vivo. Alcala tinha uma intensa capacidade de produção, sendo capaz de passar 36 horas acordado no caso de uma encomenda imprevista. E fazendo páginas cheias de detalhes.

O historiador Marc Evanier conta que quando houve a importação dos mais consagrados artistas filipinos para os EUA, o pessoal da DC foi falar com Alcala para saber quantas páginas poderia produzir por semana. Quarenta, disse Alcala. Os editores se entreolharam assustados e falaram: “Não, 'seu' Alcala, a gente quer páginas neste padrão aqui” (e mostraram uma página desenhada por Neal Adams). Alcala então respondeu: “Ah, nesse caso a coisa muda de figura. Se forem páginas como essas, eu posso produzir 80”. E não era mentira. Além da rapidez, Alcala fazia gambiarras em suas penas para que pudesse cobrir mais desenhos de uma vez.

Embora seja conhecido por seu trabalho nas revistas sobrenaturais dos anos 70 na DC, nas tiras de “Rick O'Shay” e, mais tarde, por seu trabalho em “Conan”, o melhor herói desenhado por Alcala é “Voltar”, que saiu muitos anos antes nas Filipinas e foi parcialmente republicado nos EUA em selos independentes. Alcala morreu em 2000, de complicações pulmonares: fumava uns cinco maços de cigarro por dia. Mas já exercia a arte mesmo antes de se profissionalizar.

Na adolescência, quando os japoneses invadiram as Filipinas, ele fazia espionagem de uma forma singular: como as fotos eram proibidas na época, ele percorria a cidade de bicicleta e desenhava de memória os armamentos e prédios ocupados pelos japoneses.

Os quadrinhos eram uma forma de criar uma identidade nacional no meio daquela confusão toda. O índice de analfabetismo se mantinha mais baixo devido ao fato de os quadrinhos serem escritos em Tagalog, língua local mais falada, e em alguns casos eram traduzidos para outros dialetos. O povo consumia avidamente os gibis, que tinham principalmente histórias de aventuras com desenhos realistas.

(Otacílio D'Assunção, Jornal do Brasil, 20/02/06)


Alfredo Alcala

Personagens criados por Alfredo Alcala (1)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Guia dos Quadrinhos
  • Adicionado por
    Guia dos Quadrinhos
    em 05/03/2007 00:00:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro