Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Albert Uderzo



País de nascimento: França
25 de abril de 1927

Lista de revistas com trabalhos de Albert Uderzo
Veja lista detalhada dos trabalhos


Um dos criadores de “Asterix”, juntamente com René Goscinny (este falecido em 1977). Goscinny ficava com o roteiro das HQs e Uderzo era o desenhista. Com a morte do parceiro, Uderzo deu continuação às histórias de “Asterix”.

Alguns críticos de quadrinhos não aprovaram essa atitude, mas a maioria dos fãs não se importou em ter Uderzo continuando as aventuras. Na verdade Asterix se tornou uma marca milionária depois da morte de Goscinny, quando Uderzo demonstrou ser igualmente ótimo nos desenhos financeiros.

Uderzo nasceu numa cidadezinha a 20 quilômetros de Reims, na região chamada Champagne. Começou nos quadrinhos com 13 anos, em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele entrou numa pequena editora em Paris para aprender noções de perspectiva.
Após a Guerra, começou a trabalhar com desenho animado e, mais tarde, com quadrinhos.

Foi o desenhista de HQ em estilo realista, “Bill Blanchart”, novamente com roteiro de Goscinny, em 1967.

Já na velhice, Uderzo vendeu os direitos de Asterix para a editora Hachette. Está pagando um preço. Hoje, enfrenta uma batalha jurídica com sua a filha, Sylvie. Ela não queria que a Hachette adquirisse os direitos de Asterix e publicasse álbuns feitos por terceiros (hoje as aventuras do herói gaulês são feitas por Jean-Yves Ferri d Didier Conrad), relutou em vender sua parte e, depois de várias altercações judiciais, acusa atualmente ex-assessores de Uderzo de o terem manipulado, aproveitando-se da idade provecta do ilustrador.



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Vandrigo
  • Adicionado por
    Vandrigo
    em 12/09/2007 10:00:00