Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Alan Lee Weiss



País de nascimento: Estados Unidos da América
7 de março de 1948

Lista de revistas com trabalhos de Alan Lee Weiss
Veja lista detalhada dos trabalhos


Desenhista e escritor conhecido por seus trabalhos com personagens como “Adam Warlock”, “Vingadores”, “Capitão América”, “Demolidor”, “Namor” e “Homem-Aranha”.

Nos anos 70, Alan Weiss era conhecido como um “Don Juan” de Las Vegas que dividia apartamento no Queens com um elenco rotativo de cinco aeromoças. Na época, Weiss e o desenhista Jim Starlin receberam cartão amarelo da Marvel devido às últimas HQs que fizeram, fracas demais segundo os editores. Para se reabilitarem, ficaram com a arte da última edição de “Claws of the Cat”. A namorada de Starlin manteve os dois bem abastecidos de vinho e maconha durante dois dias. Em tom de comemoração, eles encheram as margens com comentários espertinhos e piadas internas. Na noite do prazo final, porém, a dupla debilitada teve que recrutar um terceiro artista, que infiltrou uma sugestão não solicitada na narração: “[a heroína] The Cat (A Gata) tem um cisto no ovário!”. Quando as páginas voltaram à escritora Linda Fite (que capitaneava “Claws of the Cat”) para acrescentar os diálogos, ela foi direto até Lee e reclamou. No dia seguinte, Starlin recebeu uma ligação furiosa do escritório.

Weiss se dava muito bem com os vaposeiros da Marvel dos anos 70. Ele estava fazendo festa com Starlin, Steve Englehart, Frank Brunner e Al Milgrom. Juntos, eles tomavam LSD e vagavam a altas horas pela Manhattan da época de “Desejo de matar”, buscando inspiração para as psicodelias de “Dr. Estanho”, “Capitão Marvel” e “Defensores”.

Na década de 90, Weiss contribuiu com o selo America Best Comics, nas aventuras de “Tom Strong” e uma “graphic novel” sobre o mágico Houdini. Também trabalhou para a DC Comics, fazendo Batman na série “Túnel do Tempo”, onde fez “A Guerra da Secessão”.



Relate algum problema encontrado nesse artista