Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Al Jaffee



País de nascimento: Estados Unidos da América
13 de março de 1921
10 de abril de 2023

Lista de revistas com trabalhos de Al Jaffee
Veja lista detalhada dos trabalhos


Abraham Jaffee (depois Allan Jaffee) é conhecido por seu trabalho na revista satírica Mad, incluindo a sua seção característica, a Mad Fold-in (Dobradinha Mad no Brasil). Em meio século, entre abril de 1964 e abril de 2013, somente uma edição de Mad foi publicada sem material novo de Jaffee. Em uma entrevista de 2010, Jaffee disse, "pessoas sérias da minha idade estão mortas."

Em 2008, Jaffee foi homenageado pelo Reuben Awards como o Cartunista do Ano. O cartunista da revista The New Yorker Arnold Roth disse, "Al Jaffee é um dos grandes cartunistas do nosso tempo." Descrevendo Jaffee, o criador de Peanuts Charles Schulz escreveu, "Al cartuniza qualquer coisa."

Jaffee nasceu em Savannah, Geórgia, filho de Mildred e Morris Jaffee, o mais velho de quatro filhos, todos do sexo masculino. Seus pais eram ambos imigrantes de Zarasai, Lituânia. Seu pai era gerente em uma loja de departamento. Em 1927, Mildred Jaffee levou seus quatro filhos, com aquiescência de Morris, para Zarasai. Depois de um ano, Morris Jaffee apareceu e levou a família de volta para os Estados Unidos. Depois de um ano, Mildred levou os quatro filhos de volta para a Lituânia. Depois de mais quatro anos, Morris voltou, e tomou os três filhos mais velhos de volta para os Estados Unidos.

O filho mais novo iria sair em 1940, e Mildred, presumivelmente, morreu após a invasão nazista. Ele estudou na Escola Superior de Música e Arte em Nova Iorque, no final da década de 1930, juntamente com seu irmão, Harry e os futuros artistas da Mad Will Elder, Harvey Kurtzman, John Severin e Al Feldstein.

Jaffee começou sua carreira em 1941,trabalhando como artista para várias editoras de quadrinhos, incluindo a Timely Comics e Atlas Comics, precursoras da década de 1940 e 1950 respectivamente, da Marvel Comics. Enquanto trabalhando ao lado do futuro cartunista da Mad Dave Berg, Jaffee criou vários títulos de humor para Timely, incluindo "Inferior Man" e "Ziggy Pig and Silly Seal".

Jaffee apareceu pela primeira vez na Mad em 1955, logo após a sua transformação de publicação de quadrinhos para formato revista. Quando o editor Harvey Kurtzman deixou a revista após disputa, Jaffee foi com Kurtzman. Jaffee contribuíu para duas publicações pós-Mad de Kurtzman, Trump e Humbug Em 2008, a primeira reprodução integral da Humbug foi publicada como um conjunto de dois volumes pela Fantagraphics; o conjunto inclui uma ilustração nova de capa por Jaffee, e uma co-entrevista com Jaffee e Arnold Roth.

Depois que a Humbug se extinguiu em 1958, Jaffee trouxe o seu material não publicado para a Mad, que comprou o trabalho. "Bill Gaines pegou todas as Trump e Humbug", lembrou-se Jaffee, "me chamou em seu escritório, sentou-me no sofá ao lado dele, e passou por cima de cada edição e disse: "Qual dessas é a sua?" E enquanto ele passava por cada uma deles, quando viu meu material, ele concordou em me contratar."

Em 1964, Jaffee criou sua seção mais recorrente na Mad, a Dobradinha (Fold-in). Em cada uma, um desenho é dobrado na vertical e para dentro, para revelar uma nova imagem "oculta" (assim como uma nova legenda). Originalmente, Jaffee a concebeu como uma sátira "barata" de uma só edição das páginas desdobráveis triplas que apareciam em revistas como a Playboy, a National Geographic e Life. Mas pediram para Jaffee fazer uma segunda versão, e logo a Dobradinha tornou-se uma seção recorrente na contracapa interior da revista. No ano de 2011. Jaffee refletiu, "Aquilo que me espantou foi ...o Jeopardy! mostrou uma Fold-in e todos os competidores responderam com a palavra que estavam procurando, que era "Fold-in". Então eu percebi, eu criei uma palavra do idioma inglês."

A Dobradinha desde então se tornou uma das marcas registadas da Mad, e tem aparecido em quase toda edição da revista, de 1964-2008. Uma única edição em 1977 foi publicada sem uma Dobradinha (embora Jaffee tenha feito a arte da quarta capa), e uma edição de 1980 em vez disso, contou com um artifício visual por Jaffee em que as contracapas interna e externa se fundiam para criar uma terceira imagem, quando vistas contra a luz. A terceira Dobradinha em 1964, contou com um design dobrável diagonal, ao invés do padrão de formato vertical esquerda-direita. A imagem revelava os quatro membros dos Beatles tornando se carecas (e, assim, perdendo sua popularidade).

Até o final de 2016, Jaffee continuou seu trabalho na MAD, bem como outras obras de arte para os artigos. Sendo o mais antigo colaborador regular da revista, o trabalho de Jaffee tem aparecido em 480 edições da revista, um total inigualado por qualquer outro escritor ou artista. Para usar um velho clichê, "eu sou como um velho cavalo de corrida. Quando os outros cavalos estão correndo, eu quero correr também."

- Sidnei Dias
Fontes- https://pt.wikipedia.org/wiki/Al_Jaffee



Relate algum problema encontrado nesse artista