Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Aimée de Jongh



País de nascimento: Países Baixos (Holanda)
20 de outubro de 1988

Lista de revistas com trabalhos de Aimée de Jongh
Veja lista detalhada dos trabalhos


Aimée de Jongh, formada em animação pelas escolas de artes plásticas de Rotterdam e Ghent, é um dos mais brilhantes novos talentos europeus, desenhando desde muito nova. Depois de lançar seu primeiro álbum aos 17 anos, ela continuou a trabalhar como autora de quadrinhos e animadora profissional.

Desde então, ela escreveu mais de dez séries de HQs e trabalhou em cinco filmes de animação. Sua série diária de quadrinhos "Snippers" ("Color", em francês) é publicada em um jornal holandês e suíço; na Bélgica, são principalmente seus quadrinhos para crianças pequenas, como "Kito & Boris" e "Slimmer Pim", que a tornaram conhecida.

Em 2014, Aimmé começou a trabalhar em sua primeira graphic novel, que ela também roteirizou: "Le retour de la bondrée" ou "The Return of Honey Buzzard" (título original: "De terugkeer van de wespendief"), que lhe rendeu o prestigioso Prêmio Saint-Michel para o Melhor Quadrinhos de 2014-2015. Em 2018, ela colaborou com Zidrou no roteiro da graphic novel "A obsolescência programada de nossos sentimentos".

Na sequência, Aimée deu início a sua carreira fora da Holanda, seu país de origem. Ela precisou viajar bastante e, com isso, passou por inúmeras corridas de taxi, que levaram à criação do livro de memórias "Táxi! Histórias Passageiras" (2019). Em 2020, lançou "Dias de Areia", aclamado pela crítica e vencendo o Prix des Libraires de BD e, em 2022, "Sessenta primaveras no inverno", com roteiro de Ingrid Chabbert.

Fonte: HQs "Táxi! Histórias Passageiras" (Conrad/2022), "Dias de Areia" (Nemo/2022) e "Sessenta primaveras no inverno" (Nemo/2023).

Instagram: @aimeedejongh


Aimée de Jongh


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Lucca Farias Esposito
  • Adicionado por
    Lucca Farias Esposito
    em 01/03/2022 02:52:00