Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Víxen



Nome: Mari Jiwe McCabe
Nome original: Vixen
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bob Oksner, Gerry Conway

Lista de revistas com participação de Víxen

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Action Comics (1938)  n° 521 - DC Comics
Criada por Gerry e Carla Conway e Bob Oksner para Vixen 1, de nov/dez de 1978, somente apareceu em 1981, em Action Comics.

Na África antiga, o guerreiro Tantu fez um pacto com o Deus Aranha Anansi para conjurar um totem que conferia tributos animais para aqueles que o usariam para proteger os inocentes. Anansi era, de fato, membro de uma bondosa raça alienígena que periodicamente visitava a Terra para conferir poderes animais a um humano, colocando-os em contato com a natureza (os mesmos que foram responsáveis pelos poderes do Homem-Animal). Tantu fez uso deste poder e virou o primeiro grande herói da África. Esse Totem foi repassado pela família Jiwe de geração à geração, tornando-se uma lenda.
Mari cresceu em um pequeno país da África, onde seus pais lhe contatam sobre a lenda. Ela era filha do Reverendo Richard Jiwe, um padre local e descendente do antigo curandeiro conhecido como Tantu. O Reverendo Jiwe foi assassinado por seu meio-irmão, General Maksai, quando recusou em entregar a Maksai, o Tantu Totem, um artefato supostamente sobrenatural. Dizem que o Totem Tantu dá aos membros da família Jiwe a habilidade de adotar os poderes de qualquer animal.
Como sua mãe já havia sido morta por invasores há muitos anos atrás, Mari, sem família, mudou para os Estados Unidos. Ela criou a identidade de Mari McCabe e virou uma famosa modelo em Nova Iorque e começou a viajar pelo mundo. Em uma destas viagens, ela encontrou o Totem Tantu e o roubou de seu tio, usando seus poderes para se tornar a Vixen.

Ela só havia agido duas vezes sozinha, lutando com invasores na Índia e contra o Almirante Cerebus. Ela era uma heroína solitária, até se tornar membro oficial da Liga da Justiça da América quando está foi reorganizada por Aquaman. Durante sua passagem pela LJA, o totem lhe foi roubado pelo General Maksai, que ainda buscava seu poder; mas como o totem só daria poder aqueles que o usassem para proteger os inocentes, Maksai acabou se transformando em um monstro furioso ao usá-lo. Ele acabou sendo morto em combate por Vixen. Mari permaneceu na Liga até a batalha final com o Professor Ivo, que resultou nas mortes de Gládio e Vibro, membros da equipe. Depois disso, ela aproveitou a decisão do Caçador de Marte de dissolver a equipe para se aposentar do heroísmo.
Ela foi voluntária em uma série de organizações de ajuda na Etiópia durante um ano, até retornar à sua carreira de modelo nos Estados Unidos. Durante uma sessão de fotos no Caribe, os colegas de Mari foram assassinados por traficantes de drogas. Ela pediu ajuda ao governo, que entregou o caso ao Esquadrão Suicida. Ela então, se disfarçou e, junto com o Capitão Bumerangue e a Orquídea Negra, destruiu toda a operação, mas não antes de perder o controle e acabar matando o traficante. Revoltada pelo que havia se tornado, ela concordou em trabalhar com o Esquadrão até que seus instintos animais estivessem controlados. Vixen ficou com o Esquadrão por algum tempo, até eles se separarem por um ano, quando Mari retornou aos desfiles e até lançou uma bem-sucedida linha de roupas. Seu fracassado romance com Bem Turner (o Tigre de Bronze) fez Vixen, a princípio, recusar a oferta para voltar ao Esquadrão, mas para ajudar o atormentado Turner, Vixen aceitou retornar, onde permaneceu até o fim da equipe e junto este, também acabou seu romance com o Tigre de Bronze.
Vixen ainda tem tido problemas para controlar seu lado animal, como ocorreu quando ajudou o Flash a deter o Gorilla Grodd. Mari continuou trabalhando com moda e juntou-se ao recém-formados Ultramarines. Ela também participou de uma missão da Força-Tarefa Liga da Justiça. Recentemente, ela ajudou a Mulher Maravilha em sua batalha contra Circe. Mari McCabe usa o Totem Tantu para adquirir uma habilidade animal qualquer por vez. Seus poderes duram por tempo indeterminado, mas ela deve abandonar uma habilidade antes de usar outra. Mari não precisar estar perto de um animal para usar sua habilidade e pode usar qualquer animal que ela conheça. Durante sua estada na LJA, Vixen foi treinada em v


Relate algum problema encontrado nesse personagem