Scubidu (Scooby-Doo)

Nome original: Scooby-Doo
Licenciador: Hanna-Barbera
Criado por: Iwao Takamoto, Joe Ruby, Ken Spears

Lista de revistas com participação de Scubidu (Scooby-Doo)

O hilário Scubidu e sua turma de adolescentes detetives (Salsicha, Daphne, Velma e Fred) foram criados em 1969 para o desenho animado do estúdio de Hanna-Barbera. Carismático, grandalhão, medroso e comilão, este é Scubi, um cachorro da raça Dogue Alemão (Great Dane) cujo comportamento se iguala ao do dono, o hippie magricela Salsicha. A turma têm uma empresa de investigação de nome Mistério S.A., sempre viajando a bordo do velho e psicodélico furgão Mistery Machine (Máquina do Mistério).

O desenho animado bebeu nas águas da série de TV “The many loves of Dobie Gillis” (1959-63). A grande característica dos desenhos de Scubidu é que os fantasmas e outras assombrações que investigam revelam-se sempre falsos (no final de cada episódio, a “assombração” era capturada e desmascarada, revelando-se ser um picareta), idéia original comparando-se com os desenhos do gênero anteriores. Posteriormente, a Hanna-Barbera criou novas séries de desenho com personagens que seguiam a fórmula de “um grupo de adolescentes e um bicho atrapalhado que desvendam mistérios” — claro que com ligeiras modificações, como em “Bicudo, o Lobisomem”, “Goober e os caçadores de fantasma”, “Capitão Caverna e as Panterinhas”, entre outros.

O desenho original do herói canino (“Scooby-Doo, where are you?”) foi exibido entre 1969 e 71. Mas em 1972, ele e seus amigos voltaram num novo “show”, “The new Scooby-Doo movies”. Nesse novo desenho, cada episódio contava com uma celebridade convidada ou grupo, que ajudava a turma a resolver o mistério do dia. Dependendo das possibilidades, as visitas podiam voltar em outras histórias. Os convidados foram (na ordem): Os Três Patetas (no episódio 1; o Trio Mais Biruta das Telas retornaria no 11° episódio); Batman & Robin (que retornariam no 15° episódio); A Família Adams; Jonathan Winters; Don Knotts (que retornou no nono episódio); Phyllis Diller; Sandy Duncan; Sonny & Cher; O Gordo e o Magro; os Harlem Globetrotters (que retornariam nos 16° e 17° episódios); Davy Jones; Jerry Reed; Josie e as Gatinhas; Jeannie é um Gênio; Tim Conway; Don Adams; Speed Buggy; Cass Elliot; e Dick Van Dyke.

As primeiras HQs de Scooby-Doo foram publicadas em 1969, pela editora americana Gold Key. O personagem também já teve revistas lançadas pelas editoras Charlton, Marvel, Harvey, Archie e DC. As versões atuais do personagem, incluindo a revista publicada no Brasil, trazem a grafia original americana, “Scooby-Doo”.


Fontes —
- Revista “Scooby-Doo” (DC Comics);
- Antônio Luiz Ribeiro

Scubidu (Scooby-Doo)



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Osmar Simões
  • Adicionado por
    Osmar Simões
    em 22/09/2007 15:55:00