Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Ray I



Nome: Langford "Happy" Terrill
Nome original: The Ray
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Lou Fine

Lista de revistas com participação de Ray I

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Smash Comics  n° 14 - Quality Comics
Este velho e bom personagem da editora Quality (hoje ele pertence ao panteão dos super-heróis da DC Comics) também é conhecido no Brasil como “O Raio” (nome dado pela RGE/O Globo e Panini).

Na trama, “Happy” Terrill (“Jon”, na versão brasileira), repórter de ciência e tecnologia do jornal novaiorquino “Star” (“O Globo”, nos gibis de Roberto Marinho, por motivos óbvios), é atingido por uma tempestade elétrica e adqüire a capacidade de absorver luz e atirar raios. Resolveu então combater o crime como “The Ray”, mantendo sua verdadeira identidade em segredo usando máscara e uniforme. Entre os personagens coadjuvantes da série estavam o jovem auxiliar do herói, Bud (“Chico”, no Brasil), a bela Sue Saunders e Mr. Hines, o editor do “Star”, sempre à beira de um ataque de nervos.

Entre os artistas que trabalharam no personagem estava Will Eisner.

Quando a Quality encerrou suas atividades em 1956, vendeu seus personagens para a DC, que aproveitou-os dentro de "Combatentes da Liberdade", título publicado nos anos 70. Foi explicado então aos leitores que "Ray", "Tio Sam", "Bomba Humana", "Pequeno Polegar", "Condor Negro" etc. viviam dentro da Terra-X, uma Terra semelhante à nossa, mas situada em outro plano dimensional e com algumas diferenças: no mundo dos heróis Quality, os nazistas venceram a guerra e eram combatidos por "Ray" e outros heróis da empresa. Com a ajuda dos colegas da "Terra-1" (a Liga da Justiça), os Combatentes conseguem vencer o nacional-socialismo. Mas com os tempos de paz na Terra-X, nossos heróis começaram a ficar entediados e decidiram imigrar para a Terra-1, onde havia ação suficiente.

Mais tarde, em 1985, durante uma daquelas intermináveis reformulações da DC (no caso, a "Crise nas infinitas Terras"), estabeleceu-se que os Combatentes viveram na "nossa" Terra, só que nos anos 30/40.

Ray apareceu também na TV, como convidado no desenho animado “Batman: The brave and the bold” (episódio “Cry Freedom Fighters”, escrito por Thomas Pugsley), de 2010.

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem