Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2936)
B
(2641)
C
(3950)
D
(2802)
E
(1447)
F
(1434)
G
(2030)
H
(1550)
I
(792)
J
(2128)
K
(1288)
L
(1881)
M
(3758)
N
(1042)
O
(752)
P
(2521)
Q
(185)
R
(2209)
S
(3935)
T
(2650)
U
(306)
V
(917)
W
(515)
X
(282)
Y
(255)
Z
(608)
Rawhide Kid (Chicote Kid/ Billy Blue)
Nome:
Johnny Barton Clay
Nome original:
Rawhide Kid II
Licenciador:
Marvel Comics
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Jack Kirby
,
Stan Lee
Lista de revistas com participação de Rawhide Kid (Chicote Kid/ Billy Blue)
Primeira aparição no:
País de origem
Nova versão do personagem de faroeste totalmente reformulado por Stan Lee e Jack Kirby: ele ganhou um novo visual (com uniforme semelhante ao do futuro Thor, Deus do Trovão). Enquanto que o original era um louro adulto alto, o novo Rawhide era ruivo, jovem e mais baixo. E ganhou uma nova origem: agora ele era um órfão adotado por um Texas Ranger, Ben Bart, num rancho perto da cidade de Rawhide (daí o nome de personagem), no Texas. O garoto cresceu e se tornou um excelente atirador, graças às lições do pai adotivo. Quando tinha 18 anos, ele viu o velho Ben morrer nas mãos de bandidos e, ao vingar-se, se desentendeu com um xerife local. À partir de então, Johnny passou a ser um homem procurado. Para justificar a discrepância entre os dois personagens, posteriormente revelou-se que as aventuras do "primeiro" Randy Scott eram de seu pai verdadeiro.
À partir de maio de 1961, a Atlas passou a se chamar oficialmente “Marvel Comics”, com seus gibis já estampando o selinho “MC” na capa. Stan Lee, o editor, veio com a idéia de criar novos super-heróis, para competir com a DC, que estava publicando o gênero com sucesso naquela época, com o enfoque mais para a ficção científica. E os cowboys da agora Marvel foram ganhando cada vez mais características de super-heróis, com alguns deles usando até máscaras, identidades secretas e trajes mais justos e coloridos. No caso de “Rawhide Kid”, a temática de suas histórias começou a se aproximar a do famoso “Homem-Aranha”. Ambos eram bem jovens e tinham um tio chamado “Ben”, mortos por bandidos. Sem contar que, nas lutas, “Rawhide” fazia uma série de acrobacias exageradas, com saltos espetaculares e, claro, era perseguido pela lei, como seu colega aracnídeo.
Por volta de 1973, quando o gênero western apresentava sinais de decadência nos Estados Unidos, a revista “Rawhide Kid” começou a publicar reprises. Finalmente, em 1979, o título foi definitivamente cancelado, com o número 151 (maio).
Em 1985, a Marvel publicaria uma minissérie com quatro números e uma outra minissérie com cinco edições em 2003, revelando que ele era gay, como o ponto central de venda das revistas.
Esse novo “Rawhide” da Marvel recebeu, no Brasil, nomes como Chicote Kid, Ringo Kid (na editora Roval) e Billy Blue (na RGE dos anos 70/80 e na Abril). No final das contas, a Abril decidiu manter o nome original americano do personagem, “Rawhide Kid”.
- Antônio Luiz Ribeiro e WCS
Rawhide Kid
Notas e fontes
- www.toonopedia.com/rawhide.htm
- www.geocities.com/ratmmjess/ringo.html
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
antônio Luiz Ribeiro
em 09/11/2007 21:25:00
Editado por
Guia dos Quadrinhos
,
WCS
,
Antônio Luiz Ribeiro
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*