Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Peninha



Nome: Fethry Duck
Nome original: Fethry Duck
Licenciador: Walt Disney
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Al Hubbard, Dick Kinney

Lista de revistas com participação de Peninha

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Topolino (Libretto) (1949)  n° 453 - Mondadori/Disney Italia/Panini
  • Brasil
    Mickey  n° 155 - Abril
Peninha é um personagem do universo Disney e apareceu pela primeira vez em uma HQ do seu primo "Pato Donald", "The health nut", produzida pelo Disney Studio para exportação. Saiu pela primeira vez na Itália, em agosto de 1964, intitulada “Paperino e il fanatico igienista”. No Brasil, essa historieta foi publicada no ano seguinte, com o título "Fome para fortalecer".

Tornou-se um personagem bastante popular na Europa e América do Sul, onde se produziram muitas das suas aventuras. Desde o início, as HQs deste personagem destinaram-se ao mercado externo e não ao mercado interno americano.

No Brasil, foram criados alter-egos para o peninha, como o "Morcego Vermelho" (sátira ao "Batman"), que apareceu pela primeria vez na revista "Edição Extra" 53 (1973) (*); "Pena Kid"; e "Pena das Selvas" (sátira ao Tarzan). Foi criado também um coadjuvante, seu sobrinho Biquinho.

De acordo com a árvore genealógica da família Pato, de Don Rosa, Peninha é filho de Eider e Lulubelle Loon, a prima do Donald, e teve um irmão chamado de Abner Duck. No entanto, como Peninha não foi criado por Carl Barks, que também nunca o usou em suas historietas, a princípio Rosa não o havia incluído como da família, só o fazendo por pressão dos editores.

Nos EUA, em 2003 Peninha foi relançado, continuando a aparecer nos anos seguintes, com histórias inéditas e publicação do material dos anos 1960 de Kinney/Hubbard, nas revistas "Uncle Scrooge" (Tio Patinhas) e "Walt Disney's Comics and Stories".

Fonte:
* "Mundo dos Super-Heróis" no. 19, Editora Europa, 2009, pág. 59.


Relate algum problema encontrado nesse personagem