Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Norman Virgil Osborn



Nome original: Norman Virgil Osborn
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Stan Lee, Steve Ditko

Lista de revistas com participação de Norman Virgil Osborn

Norman Osborn é o dono da Oscorp, uma empresa de desenvolvimento e produção de tecnologia bélica. Com medo de perder um contrato junto ao governo americano, Osborn resolve ser a cobaia do novo produto da empresa (um gás que dá caracteristicas fantásticas a quem o usa por algum tempo) e acaba ficando insano por conta dos efeitos colaterais. Nas histórias originais do Aranha, o Duende aparecia apenas como tal (como uma versão do Coringa vestido para o Dia das Bruxas, inimigo do Batman) e não como Norman, personagem que só foi introduzido muito depois, quando Peter entrou para a Universidade.

O primeiro uso que o Duende deu a seus poderes foi vingança contra velhos inimigos e empenho em controlar uma rede criminosa. Nessa fase, por exemplo, ele sofre a vingança do seu antigo sócio, o Professor Stromm. O Aranha impede os planos do professor, destruindo seus robôs. No fim Normam assassina o professor, mas em nenhum momento aparece seu rosto. O Aranha também não consegue identificá-lo, mesmo com o sentido do Aranha.

Só depois dessa e de outras frequentes intromissões do Homem-Aranha em seus planos é que o foco do Duende se tornou matá-lo. Depois de falhar repetidas vezes em suas tentativas de eliminar o Aracnídeo, o Duende resolve seguir seu inimigo e graças a um gás que neutraliza o sentido do Aranha, descobre sua verdadeira identidade: Peter Parker, o melhor amigo e colega de classe na mesma Universidade de seu filho Harry Osborn.

Norman abandonou a vida de Duende Verde por mais de uma vez. Numa delas Norman foi eletrocutado e acabou sofrendo amnésia, que o fez perder a memória do Duende e restaurar sua personalidade original. Decidindo que Norman não deveria ser punido por crimes que ele cometeu enquanto estava insano, e que Harry ficaria melhor se não soubesse que seu pai era o Duende, o Homem-Aranha decidiu não expor a outra identidade do seu inimigo. Entretanto como das outras vezes o alter-ego do Duende acabou sobrepujando a identidade de Norman

Durante um de seus embates contra o aracnídeo na ponte George Washington, acabou ferindo mortalmente a Gwen Stacy (uma das namoradas de Parker). Caçado pelo Homem-Aranha que queria vingança, Norman acabou se ferindo com seu próprio veículo, o planador morcego, e foi dado como morto.

Como citado, no período de seu desaparecimento surgiram vários Duendes Verdes (inclusive seu filho, Harry) e também outras versões como o Duende Macabro e o Duende Demoníaco (na saga Inferno).

Foi vivido por Willem Dafoe nos filme do Homem-Aranha, Homem-Aranha 2 e Homem-aranha 3.

Primeira aparição: Amazing Spider-Man (1962) #23 (como Norman Osborn)
Amazing Spider-Man (1962) #14 (como Duende Verde)


Relate algum problema encontrado nesse grupo