Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Eddie Foy Sr.



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Eddie Foy Sr.

Edwin Fitzgerald [1856–1928], também conhecido profissionalmente como Eddie Foy e Eddie Foy Sr., foi ator, comediante e dançarino do Vaudeville. Aos seis anos, começou a se apresentar nas ruas e bares locais para sustentar sua família. Aos 15, adotou o nome artístico de Foy e, com um parceiro, começou a viajar pelo oeste dos EUA a fim de se apresentar em bares. Com outro parceiro, Jim Thompson, Foy foi para o oeste novamente e ganhou seu primeiro reconhecimento profissional. Em Dodge City, Kansas, onde ele e seu parceiro permaneceram por algum tempo, conheceu cidadãos notáveis: Wyatt Earp, Bat Masterson e Doc Holliday. Anos mais tarde, Foy contou sobre uma briga por causa de uma garota com seu colega ator Charles Chaplin, o qual, bêbado atirava em Foy.

O tiroteio chamou a atenção de Wyatt Earp, o qual desarmou Chaplin e mandou que eles fossem para casa dormir. Em 1879, casou-se com Rose Howland, uma das irmãs cantoras Howland. Três anos depois, Foy e sua trupe se mudaram para a Filadélfia e se juntaram ao Carncross Minstrels. No entanto, naquele mesmo ano, Rose morreu no parto, assim como a criança que ela dava à luz. Foy permaneceu com a trupe por duas temporadas e depois voltou para a estrada. Em San Francisco, ainda em 1882, conheceu Lola Sefton e esteve romanticamente envolvido com ela por dez anos até sua morte, em 1894. Os dois nunca se casaram, mas tiveram uma filha. Foy voltou a Chicago em 1888, como o comediante estrela em programas de variedades e revistas.

Eventualmente chegou ao estrelato na comédia musical em sucessos da Broadway como “The Strollers” (1901) e “Mr. Bluebeard” (1903). Em 1896, casou-se pela terceira vez com Madeline Morando, uma dançarina de sua companhia, com quem teve 11 filhos. Entre 1901 e 1912, desempenhou os principais papéis cômicos em uma série de comédias musicais em Nova Iorque e em turnês, inclusive “The Strollers” (1901), “The Wild Rose” (1902), “Mr. Bluebeard” (1903), “Piff! Paff! Pufe!” (1904), “The Earl and the Girl” (1905), “The Orchid” (1907), “Mr. Hamlet of Broadway” (1908/9), “Up and Down Broadway” (1910) e “Over the River” (1912). Durante a turnê de “Mr. Bluebeard”, tornou-se herói no infame incêndio no Teatro Iroquois de Chicago, em 30 de dezembro de 1903.

Um holofote com defeito incendiou o cenário nos bastidores, e Foy ficou no palco até o último minuto na tentativa de manter o público calmo. Os recursos de segurança eram inadequados, o pessoal do teatro sem treinamento e algumas das saídas bloqueadas por fora, o que causou pelo menos 600 mortes. Foy rastejou por um esgoto para escapar. Entre 1910 e 1913, formou um ato de vaudeville familiar: “Eddie Foy and The Seven Little Foys”, o qual rapidamente se tornou uma sensação nacional.

Madeline morreu em 1918 e os filhos começaram a seguir caminhos separados após Foy se casar com Marie Reilly Coombs, em 1923. Todavia, quatro de seus filhos mais novos se apresentaram juntos até meados dos anos 1930. Foy continuou a aparecer no Vaudeville e estrelou a comédia de sucesso da Broadway “The Fallen Star” (1927). Ele morreu de um ataque cardíaco enquanto era a estrela do circuito Orpheum, em Kansas City, Missouri, aos 71 anos.

FONE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Eddie_Foy_Sr.

Eddie Foy Sr.



Relate algum problema encontrado nesse personagem