Vertigo: Além do Limiar


Dartagnan



Licenciador: Personagem Real
Criado por: Alexandre Dumas

Lista de revistas com participação de Dartagnan

Personagem de uma série de novelas de Alexandre Dumas, sendo a primeira “Os Três Mosqueteiros” (“Les Trois Mousquetaires”), publicada em forma seriada na jornal francês “Le Siècle”, em 1844. D'Artagnan é o protagonista da história original, embora os três mosqueteiros do título sejam seus amigos Porthos, Athos e Aramis. D'Artagnan seria o quarto mosqueteiro.

D'Artagnan existiu mesmo e era espadachim de verdade, servindo a Luis XIX como capitão dos Mosqueteiros. Seu verdadeiro nome era Charles Ogier de Batz de Castelmore, (Comte d'Artagnan), e teria vivido entre 1611 e 1673. Em 1700, Gatien de Courtilz de Sandras usou a figura histórica no seu romance "Les mémoires de M. d'Artagnan". Alexandre Dumas gostou do livro e decidiu que seria aquele herói a figura central de seus romances de capa e espada. Dumas o retrata como jovem e impulsivo.

Além de “Os Três Mosqueteiros”, o herói apareceu em “Vinte Anos Depois” (“Vingt ans après”, 1845) e “O Visconde de Bragelonne” (“Le Vicomte de Bragelonne”, produzida entre 1847 e 1850 em parceria com Auguste Maquet). Outro escritor, o poeta Edmond Rostand, usou D'Artagnan em seu "Cyrano de Bergerac", em 1897.

No cinema e na TV, D'Artagnan foi interpretado por atores como Aimé Simon-Girard, Douglas Fairbanks, Don Ameche, Gene Kelly, Cornel Wilde, Maximilian Schell, Jeremy Brett (o Sherlock Holmes da TV), Michael York, Louis Jourdan, Chris O'Donnell, Philippe Noiret e Gabriel Byrne. (ALR)

Dartagnan


Grupos
  • Mosqueteiros



  • Relate algum problema encontrado nesse personagem