Ofertas na Amazon!


Caanga (Kionga/Banto/Jambo)



Nome original: Kaanga
Licenciador: Fiction House
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Alex Blum

Lista de revistas com participação de Caanga (Kionga/Banto/Jambo)

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Jungle Comics (1940)  n° 1 - Fiction House
  • Brasil
    Guri, O  n° 1 - Diário da Noite
Primeira aparição: 1940. Nomes no Brasil: “Caanga” (na revista “O Guri” e na editora Garimar), “Kalan” (na RGE) , “Kionga” (na EBAL) e Banto (na La Selva).

Caanga é uma cópia do “Tarzan” de Edgar Rice Burroughs, ou seja, também é um jovem órfão que perdeu os pais na selva e foi criado por macacos. Para não dar processo, o herói tinha algumas diferenças visuais e narrativas: ao contrário do Homem-Macaco, Kaanga era louro e não tinha nome verdadeiro, por exemplo.

Tinha como parceira a bela Ann Mason (“Luana”, na versão brasileira da EBAL), que estava para o herói como Jane estava para Tarzan.

De acordo com o editor José Salles, no início dos anos 50 a Fiction House autorizou a editora Júpiter a criar um personagem parecido com “Kaanga”. Surgiu assim, em 1952, “Tambu, o Herói das Selvas”.

A historieta fez sucesso até os anos 60, quando o público ainda tinha fascínio pela então África distante e misteriosa. Depois o público se cansou e o gênero saiu de moda. Nos anos 80 ainda tentaram ressuscitar Kaanga, sem sucesso.

- Antônio Luiz Ribeiro


Link externo:
www.toonopedia.com/kaanga.htm
Fontes:
http://sallesfanzineiro.blogspot.com/2011/12/tambu-koreme.html

Caanga (Kionga/Banto/Jambo)



Relate algum problema encontrado nesse personagem