História & História em Quadrinhos: A utilização das HQs como fonte histórica político-social /2002

Joatan Preis Dutra


A presente monografia propõe-se a descobrir e analisar as informações que estão incluídas nas Histórias em Quadrinhos, utilizando-as como fonte de pesquisa histórica político-social contemporânea.
Como as Histórias em Quadrinhos fazem parte da cultura indústrial, o contexto histórico e social do momento de sua criação fica presente, mesmo de maneira subjetiva, em suas histórias.
O método de pesquisa utilizado consiste na seleção de passagens e momentos de histórias publicadas, nas quais é possível fazer a leitura crítica dos seus significados, sempre comparando com o momento político-social referente ao período de sua edição. A ênfase deste estudo é dada aos Super-Heróis das comics norte-americanas, tendo ainda um capítulo destinado à um grupo em especial de heróis: os X-Men, no qual a abordagem de assuntos como racismo e preconceito é analisado no decorrer da década de 1960 até a de 1990.
Como é demonstrado neste estudo, as Histórias em Quadrinhos são uma ferramenta poderosa de propagação de idéias e princípios, como também reflexo do contexto histórico e social que as cercam, tornando-se uma fonte inesgotável de pesquisa.

Download: 2258