Vecchi


Títulos publicados pela Vecchi
A editora tem 95 títulos cadastrados no site, somando 2136 edições no total.

Editora fundada em 1913, pelo imigrante italiano Arturo Vecchi, que vinha de uma tradicional família do mercado editorial de seu país. Desde a década de 1920, especializou-se em romances para mulheres.

A Vecchi teve sua primeira experiência com quadrinhos quando lançou, em 25 de outubro de 1929, o efêmero tablóide “Mundo Juvenil”, como várias séries dos “comics” americanos para crianças. A editora voltaria ao gênero no ano de 1950, quando iniciou “Pequeno Xerife” e “Xuxá”, no formato de uma tira por página, publicadas originalmente na Itália pelo velho Lotário.

Na década de 1940 vieram os romances em quadrinhos precursores das fotonovelas, com o lançamento de “Grande Hotel”, em 1947. O maior sucesso da Editora Vecchi foram as revistas em quadrinhos do universo western de “Tex”, a partir de fevereiro de 1971. Anteriormente, ele ficara conhecido como “Texas Kid”, que saiu a partir de fevereiro de 1951, na revista “Junior”, da Rio Gráfica e Editora (RGE). O cowboy criado pelos italianos Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini, manteve-se nas bancas do número 1 até o número 164, quando a batuta dos direitos do personagem foi readquirida pela RGE, depois chamada Editora Globo.

A Vecchi publicava vários títulos, como “Zagor” (55 edições entre agosto de 1978 e julho de 1983), “Ken Parker” (53 edições ao todo), “Chet”, “Spektro”, “Mad” (foi editada até a falência da editora), “Chacal”, “Histórias do Faroeste” (com personagens clássicos como “Cisco Kid”, “Flecha Ligeira” etc.) e ainda alguns títulos da Harvey como “Gasparzinho” e “Brasinha”.

Os motivos do fim da Vecchi foram principalmente dois: 1) a péssima gestão da empresa, no início dos anos 1980; e 2) a recessão da época.



Vecchi