Títulos publicados pela Três A editora tem
25 títulos cadastrados no site, somando
96 edições no total.
A Editora Três foi fundada em 1973 por Domingo Alzugaray, Luis Carta e Fabrizio Fasano. Os dois primeiros haviam saído da Editora Abril, onde haviam desempenhado elevadas funções editoriais na melhor fase do Grupo Abril.
Fasano deixou a sociedade para se dedicar exclusivamente ao ramo da hotelaria, cujo empreendimento é referência internacional. Luis (irmão de Mino Carta) saiu para fundar a Carta Editorial, pioneiro na versão brasileira, latino-americana e espanhola da revista "Vogue".
As primeiras publicações da editora Três foram as revistas "Planeta", "Status", "Repórter Três" e "Almanaque Mundial".
Mais tarde (1976), com Mino Carta, Alzugaray fundou a Encontro Editorial, que lançou a “IstoÉ”, um sucesso. Mas ao se aventurarem no projeto do "Jornal da República" (diário de elevada qualidade jornalística), de vida efêmera, precisaram vender a "IstoÉ" para a Gazeta Mercantil.
Alzugaray e Mino, anos depois, recuperam a “IstoÉ”, dentro da Editora Três, que durante um período ganhou o nome de “IstoÉ/Senhor”.
Pouco tempo depois, Mino sai para criar a "CartaCapital" (editora Confiança), e os novos executivos da Três ampliam os títulos, criando "IstoÉ Gente" e "IstoÉ Dinheiro", que, ao lado de "Motor Show" e "Menu", são publicações de sucesso da editora.
Somente em 1977 a Três começou a publicar revistas de histórias em quadrinhos, depois da experiência de Alzugaray na Idéia Editorial (que fundou com Cláudio de Souza, ex-colega também saído da Abril).
Fontes: Wikipédia e entrevistas de Mino Carta, Domingo Alzugaray, Luis Carta e Cláudio de Souza.
http://editora3.terra.com.br/