Títulos publicados pela Pipoca & Nanquim A editora tem
170 títulos cadastrados no site, somando
226 edições no total.
Pipoca & Nanquim é uma editora brasileira especializada na publicação de histórias em quadrinhos e livros.
A editora foi fundada em 10 de março de 2017 por Alexandre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes, mas o nome Pipoca & Nanquim já era utilizado pelo trio desde 2009 em seu programa de televisão, podcast, site e canal no YouTube. A editora venceu o Troféu HQ Mix de Editora do Ano por cinco vezes consecutivas (2018, 2019, 2020, 2021 e 2022), ultrapassando o recorde de três vezes consecutivas da Editora Abril.
A editora também possui um canal no YouTube de mesmo nome por meio do qual anuncia seus lançamentos, além de produzir vídeos com foco em quadrinhos e cinema.
No primeiro ano da editora, em 2017, foram publicados seis títulos licenciados, e um e-book sobre espada e feitiçaria escrito pelo trio. Nesse ano destaca-se o lançamento do autor Christophe Chabouté no Brasil, com o título Moby Dick, cujas obras a editora continuaria publicando pelos próximos anos, e da coleção Conan, o Bárbaro, em três volumes, que tinha como objetivo publicar pela primeira vez todos os contos escritos pelo seu criador Robert E. Howard.
Em 26 de dezembro de 2018 anunciou-se o selo editorial Original Pipoca & Nanquim, que teria como objetivo a publicação de obras originais de autoria nacional. A primeira leva originais foi anunciada no ano seguinte, sendo composta pelos quadrinhos “Sob o solo” de Bianca Pinheiro e Greg Stela e “Roseira, medalha, engenho e outras histórias” de Jeferson Costa, e pelos livros “Gastaria tudo com pizza” de Pedro Duarte e “A floresta das árvores retorcidas” de Alexandre Callari.
Também em 2018, a editora e os estúdios para a gravação dos vídeos do canal passaram a funcionar em uma sala comercial alugada, que foi a sede da empresa até meados de 2024, quando foi necessário mudar para um lugar maior.
No dia 30 de março de 2019, também por meio de um vídeo publicado no canal, a editora anunciou a criação do selo Drago, exclusivo para a publicação de mangás. O primeiro mangá publicado sob este selo foi a obra "Virgem Depois dos 30", lançado no dia 8 de maio do mesmo ano. Os mangás lançados por esse selo acabariam virando um dos carros chefe da editora, com destaque para os autores Junji Ito e Hiroshi Hirata.
Em 2020 foi lançado o quadrinho “Ogiva”, de Bruno Zago e Guilherme Petreca, que foi o primeiro lançamento de um quadrinho original de autoria de um dos editores da empresa. Na sequência, Alexandre Callari lançou os quadrinhos “Arena” em 2022 com Allan Patrick e “Espelho meu” em 2023 com Robson Costa, e Daniel Lopes lançou em 2024 a obra “100 discos para conhecer Aguardela” com Rafael Salimena.
Em 2021 e 2023, a editora promoveu, juntamente com a Amazon Brasil, o Prêmio Geek, que tinha o objetivo de revelar novos autores desse segmento. Os vencedores da primeira edição foram publicados em 2022, sendo eles o quadrinho "Dente de Leite" e o livro "Polícia Secreta para Crimes Mágicos".
Em 2022, a editora anunciou seu centésimo lançamento, o título “Tarzan” de Roy Thomaz e John Buscema, cujos arquivos foram recuperados pela própria editora. Já em 2024, anunciou-se o ducentésimo lançamento editora, que foi o quadrinho argentino O Eternauta, de Oesterheld e Francisco Solano-Lopes.
Em 2023, foi anunciada a primeira produção cinematográfica derivada de um quadrinho original da Editora: o filme "Ogiva: o mundo não é mais nosso".
http://pipocaenanquim.com.br