Vertigo: Além do Limiar


O Globo


Títulos publicados pela O Globo
A editora tem 22 títulos cadastrados no site, somando 6071 edições no total.

Editora do jornal "O Globo", fundado em 29 de julho de 1929 pelo jornalista Irineu Marinho. A sede ficava na rua Bittencourt da Silva, 21, primeiro andar, Rio de Janeiro (1). Em São Paulo, o escritório funcionava na rua Xavier de Toledo, 84, quarto andar (1).

O primeiro título em HQ lançado pelo "O Globo" foi "O Globo Juvenil", sucesso na época que publicava em sua maioria material americano. Segundo Gonçalo Junior em "A guerra dos quadrinhos", Roberto Marinho, filho de Irineu Marinho e que assumiu a empresa com a morte do pai, propôs a Adolfo Aizen, seu ex-empregado e que nos anos 1930 publicava com grande sucesso o "Suplemento Juvenil", que se tornassem sócios e juntos fizessem um novo título de HQ. Aizen se recusou e, em 12 de junho de 1937, Roberto Marinho colocaria nas bancas "O Globo Juvenil", se tornando o maior concorrente do Suplemento.

Ainda usando o nome do jornal "O Globo", foram lançados alguns títulos populares além do Globo Juvenil, como Biriba, Shazam e Júnior. Quando Roberto Marinho quis criar uma editora especialmente para publicar revistas, se separando de seus jornais, não pôde continuar com o nome "Globo", pois já existia uma "Editora Globo" em Porto Alegre. Porém, isso não foi empecilho para Marinho criar tal editora, apenas usou outro nome. Assim surgiu, em 1952, a "Rio Gráfica Editora", ou simplesmente RGE.

Roberto Marinho só conseguiria mudar o nome da editora para Globo em 1986, ao comprar os direitos da "Editora Globo" gaúcha.

(Por Érico Molero)

Bibliografia consultada:

JUNIOR, Gonçalo. A guerra dos quadrinhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_globo

(1) JUNIOR, Gonçalo. “Tex, o mocinho do Brasil”. São Paulo: Editora Laços, 2009, pág.33.


http://www.agenciaoglobo.com.br/

O Globo