L&PM


Títulos publicados pela L&PM
A editora tem 237 títulos cadastrados no site, somando 379 edições no total.

A L&PM Editores foi fundada em 24 de agosto de 1974 por Paulo de Almeida Lima e Ivan Pinheiro Machado. A editora foi formada para lançar "Rango", o personagem do desenhista e cartunista Edgar Vasques. Tudo começou quando Machado e Vasques, colegas de redação da "Folha da Manhã", vinham da experiência fracassada de abrir uma agência de publicidade. A dupla decidiu então publicar as tiras de Rango. O pai do Lima, Mário Lima, era dono da Livraria Lima e chefe da sucursal do "Estado de São Paulo", que ficava no edifício da Farsul, na Borges de Medeiros. O velho Lima disse que os jovens podiam pegar o selo da Livraria Lima e publicar o livro do Rango. Mas aconselhou: “Tem um detalhe, a Feira do Livro vem aí e para vender esse livro vocês precisam fazer uma editora”. A princípio, a nova editora se chamaria Lima e Pinheiro Machado. Mas logo foi abreviada para L&PM Editores. O primeiro livro foi o "Rango I", que foi campeão de vendas na Feira do Livro. Assim começou a L&PM.

Nos anos 80, o jornalista Hiron Cardoso Goidanich (o Goida), amigo de Machado, convenceu este a publicar uma linha de álbuns de HQs. Desde então a empresa vem publicando quadrinhos.

No final da década de 90, endividada, a L&PM esteve à venda e ninguém quis. Foi quando os sócios tiveram a ideia de lançar seu catálogo no formato livro de bolso (aproximadamente no formato "pocket"). "A gente sabia que na Europa e nos Estados Unidos o livro de bolso é quase 50% do faturamento das empresas", explicou Machado em entrevista. Foi o que salvou a editora, junto com a condescendência de muitos dos credores. Dez anos depois, todas as grandes editoras nacionais fizeram ofertas milionárias pela L&PM. Mas agora os sócios não vendem.


http://www.lpm-editores.com.br

L&PM