Títulos publicados pela Graúna A editora tem
21 títulos cadastrados no site, somando
89 edições no total.
Editora paulistana, fundada em 1967 por Ulisses Alves de Sousa, com redação, administração e oficinas próprias na Rua Vergueiro, 47, CGC 61048286/001 e Inscrição Estadual 104.931.923 e Diretora Responsável Anna Dalva Alves de Souza. Publicou quadrinhos de artistas nacionais, com ênfase em heróis, guerra, terror e ficção científica.
Entre seus títulos, destaca-se Golden Guitar, criado por Rivaldo Macedo - diretor de arte da editora - e Anísio Torres. Seu protagonista é um herói inspirado nos ídolos da Jovem Guarda que faziam sucesso no período, combatendo o mal com uma guitarra dourada cheia de truques.
Com o sucesso dessa personagem, a editora Graúna lança mais dois outros heróis pitorescos: o Homem Fera (cujo uniforme lembrava uma pantera negra), e Místyko (um paladino voador, ao estilo dos heróis japoneses das séries de TV).
Também é da editora Graúna a publicação de "Hartan - o selvagem", em 1973. Trata-se de uma edição pirata de "Conan - o bárbaro", hoje em dia muito valorizada por colecionadores. Nessa revista, além da publicação não autorizada de uma história de Conan com roteiro de Roy Thomas e desenhos de Barry Windsor-Smith, também encontramos um trabalho do mestre brasileiro Eugenio Colonnese.
Publicou também algumas edições tiradas de personagens americanos, como o Besouro Negro (Blue Beetle) e Hercules, da editora Charlton, além de histórias de terror da mesma.
A editora deixou de publicar quadrinhos nesse mesmo ano de 1973.
Por Erico Molero.
Bibliografia:
HERRISSON FC. "Golden Guitar o super-herói brasileiro". In http://metafosfato.blogspot.com.br
NARANJO, Marcelo. "Faleceu o fundador da saudosa editora Graúna". In http://www.universohq.com
RIBEIRO, Antônio Luiz. "Homem Fera". In http://www.guiadosquadrinhos.com
Idem. "Mistyko, Deus da Justiça". In http://www.guiadosquadrinhos.com
Complemento baseado no Expediente de diversas edições por WCS.