Gráfica Novo Mundo


Títulos publicados pela Gráfica Novo Mundo
A editora tem 21 títulos cadastrados no site, somando 746 edições no total.

Editora e Grafica Novo Mundo foi fundada por Victor Chiodi, um gráfico de origem italiana que imprimia gibis da La Selva (embora a maior parte das publicações da La Selva fossem imprimidas pela S.A.I.B. de Victor Civita). Chiodi também se interessou por publicar alguns títulos e resolveu focar no terror, lançando duas revistas, Noites de Terror e Gato Preto, ambas com histórias americanas, compradas de José Viegas, da APLA. Chiodi contratou Miguel Penteado, que na época trabalhava na La Selva, como capista de suas revistas. Assim, a partir de 1954, as capas de Penteado deixaram aos poucos de sair na La Selva e ele passou a ser capista exclusivo da Novo Mundo. Mas logo, passou a ser mais do que isso. Impressionado com a desorganização da Novo Mundo, Penteado se queixou a Chiodi disso. Um tanto mordido, o gráfico italiano desafiou-o a ir trabalhar lá e arrumar tudo, o que de fato ele acabou fazendo. E arrumou tão bem que acabou saneando a editora financeiramente, tornando-a muito mais produtiva e fazendo-a prosperar.

No final de 1958, a S.A.I.B. informou à La Selva que não ia mais imprimir suas revistas, alegando “acúmulo de trabalho”. Isso era um desastre e a situação tinha que ser contornada rapidamente. E foi então que numa reunião, tiveram a ideia de comprar a Novo Mundo de Victor Chiodi, que a princípio relutante, foi vencido por uma generosa oferta. Os La Selva fizeram questão de manter Penteado à frente da gráfica e ainda trataram de ampliá-la comprando novas máquinas. Além disso, os títulos da Novo Mundo que melhor vendiam foram incorporados pela La Selva, como Noites de Terror, por exemplo.

A Novo Mundo ficava no bairro do Brás, na cidade de São Paulo (Gonçalo Junior, “Maria Erótica e o Clamor do Sexo”, pág. 74).