Títulos publicados pela Gorrion A editora tem
31 títulos cadastrados no site, somando
91 edições no total.
Editora pequena, publicou alguns gibis nos anos 70. Segue relato do cartunista Ota, para seu site "www.ota.com.br":
"Eu fui parar nessa editora [Gorrión] meio que por acaso. Era uma espelunca num prédio da Lapa. Eram três sócios: Walter, Victor e Dino. Esse Dino trabalhava no Fernando Chinaglia e facilitava as coisas pros outros dois. Naquela época os jornaleiros pagavam adiantado pelas revistas e só recebiam a grana de volta quando devolviam o encalhe (hoje eles pegam em consignação). O golpe deles era lançar o maior número possível de revistas e receber um monte de dinheiro adiantado, por isso estavam publicando qualquer coisa que aparecesse.
Eu sabia que eles eram picaretas, mas topei a parada porque queria publicar meu próprio gibi. Pagavam uma mixaria por página: 30 cruzeiros. Tinha que fazer os desenhos em papel vegetal, para eles economizarem o fotolito (depois eu soube que só o preço do fotolito seria mais caro do que eles me pagavam). Eu ganhava quase mil cruzeiros pela revista toda. Era pouco, mas era mais do dobro do que eu ganhava como funcionário na Ebal, onde trabalhava na época.
Um mês depois eles estavam nadando em dinheiro, pois tinham lançado umas vinte revistas e recebido a grana na frente. Todos compraram carro do ano e o escambau. Eu me lembro que a nota mais alta na época era de 500 cruzeiros, e eles sempre andavam com uma na carteira. Eles diziam que era pra subornar os guardas, pois nem carteira de motorista eles tinham. Era muita grana, uma nota de 500 valia uns cinco salários mínimos ou mais. Mais um mês se passou e começaram a vir os encalhes das revistas, que por terem o preço mais alto que o padrão da época venderam de 5 a 10%. Aí eles fecharam a editora e sumiram do mapa por um tempo. Uns dois anos depois abriram de novo com outros títulos, mas a essa altura eu já tinha perdido o contato com eles."
Fonte:
OTA. "Os Birutas #1". In http://www.ota.com.br/otacorp/museuota/birutas.htm