Globo


Títulos publicados pela Globo
A editora tem 237 títulos cadastrados no site, somando 4661 edições no total.

Foi criada em 1986, no Rio de Janeiro, mas seu nome já havia sido pensado há muito mais tempo.

Na década de 1950, ao criar uma editora separada para suas revistas, Roberto Marinho — do jornal "O Globo" — não podia usar o nome "Globo", pois este era de propriedade de uma conhecida livraria do Rio Grande do Sul.

Assim, foi decidido chamar aquela nova empresa carioca de "Rio Gráfica Editora" (RGE), sendo ela fundada em 30 de maio 1952.

Somente em 1986, com a compra da editora gaúcha pelo grupo de Marinho, foi possível alterar o nome de RGE para "Editora Globo".

Teve seu maior número de publicações em quadrinhos durante os anos 90, com revistas como as de Mauricio de Sousa e a série americana "Sandman".

Aos poucos, porém, a Globo foi deixando de lado seus quadrinhos, com sua maior perda em 2006, quando os direitos de publicação da Turma da Mônica foram transferidos para o grupo italiano Panini. A Globo foi acusada de só querer lucro imediato, não investindo em autores e nem apostando em novos lançamentos. Continuou no mercado infanto-juvenil de quadrinhos publicando só "o que vendia": "Menino Maluquinho", "Cocoricó" (da série de TV), e "Sítio do Picapau Amarelo". Mas esses títulos não duraram muito, sendo cancelados entre o final de 2007 e início de 2008.

Atualmente, a Globo só publica HQs em forma de álbuns, para livrarias.


Notas e fontes —
Gonçalo Junior. "A Guerra dos Gibis", Companhia das Letras


http://editoraglobo.globo.com/

Globo