A Gazeta


Títulos publicados pela A Gazeta
A editora tem 3 títulos cadastrados no site, somando 694 edições no total.

A Gazeta é um jornal diário vespertino fundado, em 1906, em São Paulo por Adolfo Araújo. Notável pelos comentários políticos. Na década de 1960 passou para o controle dos proprietários da Folha de S. Paulo.
O jornal paulistano, um dos mais importantes veículos de comunicação do século XX, inovou a imprensa brasileira e a forma de se fazer jornalismo. Mas, certamente, seus primeiros colaboradores e leitores não imaginaram o sucesso que o vespertino alcançaria nas décadas de 30, 40 e 50.
A Gazeta surgiu com o espírito republicano. Quando criada, em 1906, pelo jornalista Adolfo Campos de Araújo, o vespertino seguiu os moldes dos jornais do século XIX: poucas imagens e muito texto. Como era de costume na época, dedicava-se, entre outras coisas, a defender um posicionamento político e a tratar de economia, literatura e cultura.
Os primeiros anos do jornal ficaram marcados por crises financeiras, que caracterizavam um período de instabilidade. José Pedro Araújo, João Dente e Antônio Augusto Covello foram os protagonistas que conduziram A Gazeta e tentaram reerguê-la. Mas, o difícil começo do vespertino foi apenas o impulso inicial para que, anos mais tarde, A Gazeta alcançasse seu período áureo, sob o comando do jornalista, e empreendedor, Cásper Líbero.
Ao assumir o comando de A Gazeta, em 14 de julho de 1918, Cásper promoveu um programa de modernização no vespertino, a fim de transformá-lo no jornal mais moderno da América Latina. Inovador, o jornalista investiu na criação de novos e inéditos suplementos e na valorização de temáticas locais, regionais, culturais, esportivas e sociais, a fim de atrair a atenção dos leitores. Assuntos que não eram abordados pela imprensa brasileira, ganharam espaço em A Gazeta.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Gazeta



A Gazeta


Relate algum problema encontrado nessa editora

  • Lucio Luiz
  • Adicionado por
    Lucio Luiz
    em 03/05/2007 07:03:00
    Editado por Erico Molero