Títulos publicados pela Western Publishing Co. A editora tem
104 títulos cadastrados no site, somando
1627 edições no total.
País: Estados Unidos da América
Editora americana, fundada em Racine, Wisconsin, no início do século XX por Edward Henry Wadewitz. No início dos anos 30, começou a licenciar personagens famosos, como Dick Tracy e Mickey Mouse, para publicá-los em livrinhos, conhecidos como “Big Little Books” (os populares “tijolinhos”, no Brasil).
Ainda nos anos 30, a Western começou uma parceria com outra editora, a Dell. O esquema funcionava assim: a Western licenciava os personagens e imprimia as revistas, enquanto que a Dell funcionava apenas como distribuidora.
Em 1962 a parceria entre as duas editoras acabou, e a Western criou o selo Gold Key para lançar suas revistas. Com a marca Gold Key, a Western lançou vários gibis com personagens licenciados da King Features, Paramount, Hanna-Barbera etc.
Mas aos poucos a Western começou a perder seus produtos licenciados para outras editoras. Em 1966, por exemplo, a King Features resolveu criar sua própria editora, a King Comics, tirando da Gold Key personagens populares como Popeye, Fantasma e Flash Gordon. Em 1967, vários personagens da Hanna-Barbera foram para a Charlton.
A situação se complicou ainda mais no início dos anos 70, quando a Western começou a ter problemas com a distribuição. A saída foi distribuir as revistas também para pontos de vendas alternativos, como lojas de brinquedos e departamentos, em embalagens de plástico contendo três revistas em cada um. Na ocasião, as capas vinham geralmente com duas variantes: com o gelo Gold Key (para pontos de vendas convencionais) e outra versão com o selo Whitman (para pontos de venda alternativos).
E, em 1979, perdeu “Star trek” para a Marvel. E a coisa foi ladeira abaixo. A distribuição convencional foi abandonada e o selo Whitman durou pouco mais de um ano, quando a Western desistiu também da distribuição alternativa.
A Western parou de publicar quadrinhos em 1984.