Vertigo: Além do Limiar


Street & Smith

Títulos publicados pela Street & Smith
A editora tem 16 títulos cadastrados no site, somando 320 edições no total.

País: Estados Unidos da América

Editora novaiorquina, fundada em 1855 por Francis Scott Street e Francis Shubael Smith. Inicialmente era especializada em “dime novels”, magazines de contos populares e “pulps”. Nestes últimos, publicou, entre outros, “Astounding Stories” (que adquiriu da Clayton Magazines em 1933) e “The Shadow” (“O Sombra”). Depois, diversificou sua linha, publicando almanaques esportivos e outros gêneros.

Em 1937 os “pulps” já não vendiam tanto como nos velhos tempos, forçando a Street & Smith a encerrar diversos títulos, incluindo “Top-Notch” e “Complete Stories”, mantendo só alguns. A verdade é que os “pulps” estavam perdendo popularidade para as revistas em quadrinhos coloridas de editoras como a DC, Fawcett e Marvel, que nos anos seguintes aumentaram seu faturamento estampando novos e apelativos super-heróis nas capas. A Street & Smith resolveu entrar no ramo dos gibis publicando, a partir de 1940, títulos como “Doc Savage”, “True Sport Picture Stories” e a versão em quadrinhos de “O Sombra”.

Mas os gibis da Street & Smith não tiveram vida muito longa, durando nove anos apenas. O advento da televisão provocou uma queda significativa das vendas dos gibis e do que restava dos “pulps” da S&S. Em 1949 a editora cancelou todos eles.

A Street & Smith encerrou suas atividades em 1959. A editora foi vendida à Condé Nast Publications naquele mesmo ano. O curioso é que a Condé Nast continuou usando o nome “Street & Smith” como selo de algumas de suas revistas, uma espécie de nome-fantasia na capa das publicações.