Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(6)
A
(1179)
B
(1717)
C
(1774)
D
(1160)
E
(374)
F
(1023)
G
(1172)
H
(817)
I
(193)
J
(418)
K
(721)
L
(1135)
M
(2177)
N
(498)
O
(405)
P
(1191)
Q
(76)
R
(1172)
S
(2083)
T
(789)
U
(75)
V
(510)
W
(589)
X
(18)
Y
(179)
Z
(176)
Protobunker Studio
País de nascimento:
México
★
junho de 2006
Lista de revistas com trabalhos de Protobunker Studio
Veja lista detalhada dos trabalhos
Trabalhos
Total
Cores
38
Capa: Cores
5
Protobunker Studio é um estúdio mexicano de colorização digital e produção de quadrinhos, fundado em junho de 2006 em Monterrey por Dono Sánchez-Almara. A trajetória do estúdio ilustra a transição de um coletivo criativo independente para uma referência na colorização editorial internacional.
Dono, formado em Design Gráfico e Publicidade pela Escola Thompson em San Nicolás de los Garza, começou sua carreira como ilustrador e quadrinista underground no fim dos anos 1990. Após seu envolvimento com o Studio F (liderado por Francisco Ruiz Velasco, Edgar Delgado e Raúl Treviño), Dono fundou a Protobunker como espaço colaborativo para artistas de quadrinhos. Inicialmente o estúdio atuava como um hub criativo de coloristas — mas logo ampliou seu escopo para atuar como produtora e representadora editorial.
Em 2008, Protobunker realizou trabalhos de colorização para a editora Capstone (nos one-shots 20,000 Leagues Under the Sea e Bram Stoker’s Dracula). Ainda naquele ano foi contratado pela Marvel Comics para colorir séries como Avengers: House of M, Young X-Men e capas de Thunderbolts e Marvel Adventures Spider-Man.
Protobunker se consolidou em produtora e estúdio editorial, conectando mais de cem artistas com editoras como Marvel, DC, Image, IDW, Boom! Studios, Les Humanoïdes Associés e Heavy Metal.
A partir de 2018, Dono passou a se creditar por nome próprio em muitos títulos, como Deadpool: Assassin, New Avengers, Venom: Space Knight, Fantastic Four vol. 6, entre outros cerca de 300 quadrinhos.
Em 2021, transferiu o protagonismo das colorizações para Fernando Sifuentes (ou Fer Sifuentes-Sujo), que tornou-se colorista-principal do estúdio. Sifuentes trabalha com títulos como S.W.O.R.D. vol. 2, Spider-Gwen: Gwenverse, Devil’s Reign: Villains for Hire, Miles Morales: Spider-Man Annual vol. 1 #1, entre muitos outros para Marvel e Boom! Studios.
Protobunker está presente em centenas de revistas e graphic novels, incluindo arcos como Star Wars: Galaxy’s Edge, Miles Morales: Spider-Man, Red Goblin: Red Death, Amazing Spider-Man: Daily Bugle e edições de Future Fight Firsts. Também coloriu séries como Super Sons, The Terrifics, gen:LOCK e Adventures of the Super Sons para DC; Dark Wing e Cold Dead War para Heavy Metal; Marvel Action: Avengers para IDW/Marvel.
Protobunker representa um modelo moderno de estúdio-aplicação, integrando coloristas especializados com editoras globais, desafiando o padrão antiga dos “packagers” de quadrinhos.
A mudança da colorização digital para produção editorial e representação mostra como o estúdio evoluiu com o mercado, adaptando-se e expandindo sua atuação.
O reposicionamento do estúdio com Fernando à frente representa a nova geração de coloristas latino-americanos no mainstream norte-americano.
~ Arthuro Ross
Relate algum problema encontrado nesse artista
Adicionado por
Antonio Pontes Junior
em 19/10/2008 04:36:00
Editado por
Arthuro Ross
,
Guia dos Quadrinhos
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*