Vertigo: Além do Limiar


Erich Ohser - ‘E.O. Plauen’



País de nascimento: Alemanha
18 de março de 1903
5 de abril de 1944

Lista de revistas com trabalhos de Erich Ohser - ‘E.O. Plauen’
Veja lista detalhada dos trabalhos


Erich Ohser, também conhecido pelo pseudônimo 'e.o.plauen', nasceu em 1903, em Untergettengrün, hoje em dia, uma localidade periférica de Adorf, em Vogtland. Quando ele tinha quatro anos de idade, sua família mudou-se para a cidade industrial de Plauen, capital da Saxônia alemã, onde sua família se estabeleceu quando Erich tinha apenas 4 anos de idade (daí a escolha do pseudônimo - formado pelas iniciais minúsculas de seu nome e pelo nome da cidade de Plauen).

Ele completou seus estudos na 'Akademie für Graphische Künste und Buchgewerbe' em Leipzig, Alemanha, em 1928, e começou a trabalhar na 'Sächsische Sozialdemokratische Presse'. Em seu trabalho, para revistas democráticas como 'Vorwärts', suas representações satíricas de Joseph Goebbels e Hitler lhe valeram a inimizade dos nazistas. Foi despedido e teve sua licença profissional caçada, impedido assim de praticar sua profissão ('Berufsverbot').

Ganhou a oportunidade de trabalhar em revistas do partido nazista, como 'Berlin Illustrierte', 'Wahrer Jakob', 'Neue Revue' e 'Das Reich', mas sem poder assinar seu nome, daí seu pseudônimo 'e.o.plauen'.

Em 1934, assinando-se 'e. o. plaulen', criou a historieta “Vater und Sohn” ("Pai e Filho"), para a revista alemã 'Berliner Illustrierte Zeitung'. Trata-se de uma história muito simples: um pai, careca, bigodudo e com grande imaginação, e de seu filhinho, em aventuras da vida cotidiana.

A partir de 1940, começou novamente a produzir cartuns sobre temas políticos. Porém, em 1944, denunciado por vizinhos, ele e seu amigo Erich Knauf (jornalista, autor e editor do 'Volkszeitung für das Vogtland'), foram presos pela Gestapo, e condenados à pena de morte, sob a acusação de expressar opiniões antinazistas ('reichsfeindliche Äußerungen').

Em 5 de abril de 1944 - um dia antes de seu julgamento - Ohser cometeu suicídio em sua cela, deixando uma carta em que assumia toda a responsabilidade por suas ações, isentando Erich Knauf das mesmas, mas seu amigo e associado de longa data, acabou sendo executado em maio de 1944.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a obra de Ohser passou a ser reeditada em livros no mundo inteiro. A memória do genial artista atualmente deve muito também ao trabalho de pesquisa e documentação realizado pela 'e.o.plauen-Gesellschaft' (Associação e.o.plauen), fundada em 1993 em Plauen. Além de um arquivo e de uma galeria, a associação promove exposições da obra de Ohser e de outros artistas, e, a cada ano, concedendo o prêmio 'e.o.plauen' àqueles que se destacam na área da ilustração, do desenho e da caricatura.

Fonte: Antônio Luiz Ribeiro; Wikipedia (atualização 18/03/2023); HQ "Pai e Filho" (Octavo/2015)



Erich Ohser - ‘E.O. Plauen’

Personagens criados por Erich Ohser - ‘E.O. Plauen’ (1)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 01/01/2012 13:00:00