Ofertas na Amazon!


Chicolam



País de nascimento: Brasil
25 de novembro de 1974

Lista de revistas com trabalhos de Chicolam
Veja lista detalhada dos trabalhos


José Francisco Peligrino Xavier, conhecido como Chicolam, nasceu em São Paulo, Capital, em 1974.

Graduado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo no ano de 1997, realizou em seu Trabalho de Conclusão de Curso em Desenho Industrial o projeto Menino Caranguejo, um personagem de História em Quadrinhos em defesa dos Manguezais.

Em 2003 se mudou da cidade de São Paulo para a cidade de Joinville, em Santa Catarina, para lecionar no curso de Design da Univille - Universidade da Região de Joinville. Em 2007 obteve o título de Mestre em Educação com a Dissertação DESENHO ANIMADO AMBIENTAL: Uso do Desenho Animado Ambiental como estratégia metodológica para Educação Ambiental.

Em 2 de abril de 2007 foi lançada a primeira história em quadrinhos do personagem, a HQ nº 01 - Ambiente Colateral, com o apoio da Fundação Cultural de Joinville (Edital de Apoio às Artes do SIMDEC) e do Departamento e Escritório de Design da Univille. No ano seguinte, a revista ganhou o 20º Troféu HQ Mix na categoria "Melhor Publicação independente de autor" e o 24º Prêmio Angelo Agostini na categoria "Melhor lançamento de 2007". Publica diariamente, desde 2008, as tirinhas do Menino Caranguejo e da turma do Mangue nos principais jornais de Santa Catarina: A Notícia de Joinville, Jornal de Santa Catarina de Blumenau e Diário Catarinense de Florianópolis.

Em 2010 junto com sua esposa, Viviane Cris Mendes e com os amigos Fabiano Debortoli e Eugênio Siqueira fundaram o Instituto Caranguejo de Educação Ambiental com o objetivo de produção de materiais focados na educação ambiental utilizando quadrinhos e animação com os personagens do Menino Caranguejo e a Turma do Mangue. E de lá para cá vem realizando palestras, workshops e visitas em diversas escolas, abordando, por meio da linguagem dos quadrinhos, uma nova perspectiva sobre os valores culturais e socioambientais.

Publica diariamente tirinhas com a turma do Mangue nos principais jornais de Santa Catarina: A Notícia de Joinville, Jornal de Santa Catarina de Blumenau e Diário Catarinense de Florianópolis.

Prêmios:

Com a animação Caranga – Do outro lado do Manguezal:
Melhor Produção no Festival Serra Comics 2014.
1º Lugar no 6º Cine Água de Beber da Coca-Cola (2012);
1º Lugar (Vencedor Absoluto) no 7º Animaserra - Festival Nacional de Cinema de Animação, Quadrinhos e Games da Região Serrana do Rio de Janeiro (2012);
3º Lugar no 2º AnimaCatarina - Mostra de Animações Acadêmicas (2012);
Selecionada para 6ª Baixada Animada - Mostra de Cinema de Animação da Baixada Fluminense (2012);
Participação na Sessão Livre do 7º Locomotiva - Festival de Cinema de Animação - Garibaldi/RS (2012);
Selecionada na 2ª Mostra de Cinema Infanto Juvenil de Blumenau (2012);
Selecionada para Mostra Competitiva da 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (2012).

Com a animação Menino Caranguejo:
• Segundo lugar no Festival AnimaMundiWeb para a animação: Menino Caranguejo em 2004.

Com o projeto Almanaque Ambiental Menino Caranguejo:
Melhor Quadrinho no Festival Serra Comics 2014.

Com a HQ nº 01:
24º Prêmio Ângelo Agostini (2008) para a História em Quadrinhos: Menino Caranguejo #01, “Ambiente Colateral”, como ‘Melhor Lançamento de 2007’.
20º Prêmio HQMix (2008) para a História em Quadrinhos: Menino Caranguejo #01, “Ambiente Colateral”, como Melhor Publicação Independente.



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • pkielwagen
  • Adicionado por
    pkielwagen
    em 11/01/2014 11:52:00