Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Bill Zaboly



País de nascimento: Estados Unidos da América
maio de 1910
abril de 1985

Lista de revistas com trabalhos de Bill Zaboly
Veja lista detalhada dos trabalhos


(na foto, o artista em 1941, ensinando estudantes a desenhar o marinheiro Popeye)

Nascido em Cleveland, Bela “Bill” Zaboly, após concluir seus estudos escolares, ingressou no Departamento de Arte do Syndicate NEA, com sede na sua cidade natal. Em 1932 Zabolly era assistente de Roy Crane nas tiras "Wash Tubbs" ("Tubinho") e "Capitão César". Neste distribuidor, Zaboly criou um personagem próprio – Otto Honk – que viria a abandonar em 1936.

No final dos anos 30 Zaboly tranferiu-se para o King Features Syndicate, grande rival da NEA. Em 1938, morre E.C. Segar, o criador de "Thimble Theatre" e "Popeye". Com isso, durante alguns meses esta famosa série foi entregue a Doc Winner, desenhista há longo tempo na King. Após a entrada de Zaboly na King, Winner deixou de desenhar "Popeye", que foi para as mãos de Zaboly. "Popeye" teve em Zaboly um dos seus melhores desenhistas, mas os textos do escritor Tom Sims não ajudavam muito e ele foi substituído nos anos anos 50 por Ralph Stein, que veio dar outra dinâmica à série.

Zaboly deixou de desenhar "Popeye" em 1958, sendo substituído por Bud Sagendorf (ex-assistente de E.C. Segar). De regresso a Cleveland, Zaboly trabalhou ainda durante alguns anos para a NEA, vindo a falecer em 1985.


Bill Zaboly


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Vandrigo
  • Adicionado por
    Vandrigo
    em 23/05/2007 13:44:00