Ofertas na Amazon!


Aylton Thomaz



10 de fevereiro de 2009

Lista de revistas com trabalhos de Aylton Thomaz
Veja lista detalhada dos trabalhos


(acima, o artista nos anos 60)

Começou a carreira aos 17 anos, quando trabalhou com Adolfo Aizen na Editora Brasil-América (Ebal). Mais tarde, na mesma editora, passou a ilustrar clássicos de José de Alencar, entre outros autores consagrados. Trabalhou também com diversas agências de publicidade, até que passou a se dedicar à pintura. Thomaz mantinha um estúdio montado num apartamento na rua Joaquim Silva, no bairro da Lapa, no Rio, que comprou graças ao seu trabalho de escritor e educador, que gerou alguns livros pela Ediouro.

Em seus últimos meses, Aylton Thomaz ficava em frente à estação do metrô do Largo da Carioca, próximo à avenida Rio Branco, onde mantinha um ponto para vender seus quadros a turistas. Nessa época, contou a um amigo que tinha descoberto ser diabético e que, devido à doença, já não enxergava como antes. Disse ainda que gostaria de se dedicar mais à atividade de escritor e que estava cheio de idéias para livros infanto-juvenis. Algum tempo depois, ele não estava mais no seu antigo endereço: havia deixado seu estúdio, alugando o apartamento da Joaquim Silva para poder manter em dia os impostos e o condomínio.

Aylton Thomaz nos deixou no dia 10 de fevereiro de 2009 em total anonimato, depois de longa internação no hospital Salgado Filho, no bairro do Méier. Faleceu em segredo. E não mereceu da nossa imprensa nenhuma nota. Nada saiu nos jornais e revistas. Nenhuma linha virtual na Internet, nenhuma voz nas rádios, nenhuma informação nos noticiários de TV. Absoluto silêncio dos meios de comunicação que Aylton Thomaz ajudou a construir, os mesmos que lhe dariam páginas inteiras se ele fosse um ex-BBB. Mas Aylton de Oliveira Thomaz não era uma celebridade. Era apenas e tão somente mais um desenhista brasileiro.




zerobertograuna.blogspot.com.br/2009/09/aylton-thomaz-o-desenhista-brasileiro.html


Aylton Thomaz

Personagens criados por Aylton Thomaz (3)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 28/10/2007 14:44:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro