Vertigo: Além do Limiar


Ziraldo



Nome: Ziraldo Alves Pinto
Licenciador: Personagem Real
País de origem: Brasil


Lista de revistas com participação de Ziraldo

Ziraldo (1932) é cartunista, desenhista, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo brasileiro. É o criador do personagem de quadrinhos infantil O Menino Maluquinho. Foi um dos fundadores da revista humorística O Pasquim. Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, Minas Gerais, no dia 24 de outubro de 1932. Seu nome vem da combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha, e de seu pai, Geraldo. Desde criança já mostrava seu talento para o desenho e aos seis anos teve um desenho seu publicado no Jornal Folha de Minas. Ziraldo estudou no Grupo Escolar Princesa Isabel. Em 1949 foi com a avó para o Rio de Janeiro, onde estudou por dois anos no MABE (Moderna Associação de Ensino). Em 1950 retornou para Caratinga e concluiu o científico no Colégio Nossa Senhora das Graças.

A carreira de Ziraldo teve início na revista Era Uma Vez, onde fazia colaborações mensais. Em 1954, começou a trabalhar no Jornal Folha da Manhã (hoje Folha de S. Paulo), na arte de uma coluna de humor. Em 1957 foi para a revista O Cruzeiro, publicação de grande prestígio na época. Nesse mesmo ano, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo, com quem teve três filhos: Daniela, Antônio e Fabrízia. Em outubro de 1960, Ziraldo lançou a primeira revista brasileira em quadrinhos intitulada Pererê. As histórias da revista já eram publicadas em cartuns nas páginas da revista O Cruzeiro desde 1959. As tramas se passavam na fictícia floresta Mata do Fundão. A publicação durou até abril de 1964, quando foi suspensa pelo regime militar.

Em 1975, foi relançada com o nome de A Turma do Pererê, mas só durou um ano. Em 1963, Ziraldo ingressou no Jornal do Brasil. Nessa época, em plena ditadura militar, lançou os personagens Supermãe, Mineirinho e Jeremias, o Bom, este homem atencioso, elegante, vestido com terno e gravata e que estava sempre disposto a ajudar os outros. Jeremias marcou as charges com críticas aos costumes e ao comportamento da época. Em 22 de junho de1969, foi lançado o semanário O Pasquim, um tabloide de humor e de oposição ao regime militar, o qual renovou a linguagem jornalística. Nele participavam diversas personalidades importantes, tais como os cartunistas Jaguar e Henfil, os jornalistas Tarso de Castro, Ziraldo, entre outros.

Em 1969, Ziraldo lançou seu primeiro livro infantil: Flicts, o qual relata a história de uma cor que não encontrava seu lugar no mundo. Nesse livro usou o máximo de cores e o mínimo de palavras. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Nobel Internacional do Humor, no 32.º, no Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas. Em novembro de 1970, toda a redação do jornal foi presa após a publicação de uma sátira do célebre quadro do Dom Pedro às margens do Rio Ipiranga. A publicação, que fazia muito sucesso, circulou até 11 de novembro de 1991. Em 1980, lançou o livro O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil. Em 1981, o livro recebeu o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. Em 1989, começou a publicação da revista e das tirinhas em quadrinhos do personagem.

A obra serviu de inspiração para adaptações em diversas mídias: teatro, televisão, quadrinhos, videogames e cinema. Suas obras já foram traduzidas para diversos idiomas e publicadas em revistas conhecidas internacionalmente, como Private Eye (inglesa), Plexus (francesa) e Mad (americana). Em 2004, o artista recebeu o Prêmio Internacional Hans Christian Andersen, pelo livro Flicts. Em 2008, Ziraldo recebeu o VI Prêmio Ibero Americano de Humor Gráfico Quevedos. Em 2009, foi lançado o livro Ziraldo em Cartaz, o qual reúne cerca de 300 ilustrações para peças elaboradas pelo cartunista. Em 2016, recebeu a Medalha de Honra da Universidade Federal de Minas Gerais.

FONTE: https://www.ebiografia.com/ziraldo/


Ziraldo



Relate algum problema encontrado nesse grupo

  • zurgk
  • Adicionado por
    zurgk
    em 02/09/2011 16:00:00