Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Albert Uderzo



Licenciador: Personagem Real
País de origem: França


Lista de revistas com participação de Albert Uderzo

Albert Uderzo [1927-2020], célebre desenhista co-criador do personagem Astérix, criado em parceria com René Goscinny [1926-1977]. Uderzo nasceu em Fismes, Marne, França, filho dos imigrantes italianos Silvio (de origem veneta) e Iria Crestini (de origem toscana). Durante a infância, Uderzo desejava ser mecânico de aviões, embora já exibisse algum talento para as artes. Durante a Segunda Guerra Mundial, deixou Paris e viajou à Bretanha, onde trabalhou em uma quinta, e ajudou o seu pai no negócio de mobílias.

Anos mais tarde, ao optar-se por uma localização adequada para a aldeia gaulesa central da série Astérix, René Goscinny deixou que Uderzo decidisse, e a opção do artista foi a Bretanha. Uderzo iniciou a carreira de artista em Paris, após a guerra, em 1945, com os personagens Flamgerge ou Clopinard, um pequeno idoso perneta que venceu todas as contrariedades. Entre 1947/48, criou Belloy e Arys Buck. Uderzo e Goscinny se conheceram em 1951 e logo tornaram-se grandes amigos Em

1952 decidiram trabalhar juntos na delegação de Paris da empresa belga World Press. Os seus primeiros trabalhos foram Oumpah-pah, Jehan Pistolet e Luc Junior. Em 1958, as aventuras de Oumpah-pah foram adaptadas e publicadas na revista Le Journal de Tintin, até 1962. Em 1959, Goscinny tornou-se editor e Uderzo diretor artístico da revista em quadrinhos para crianças Pilote, criada em 29 de outubro. A primeira edição publicou, pela primeira vez, a série Astérix, a qual se tornou um grande êxito na França.

Em 1961, após dois anos na Pilote, as histórias da exitosa nova série passaram a ser publicadas individualmente em livro, o primeiro intitulado Astérix, o Gaulês. Com o sucesso do primeiro álbum, em 1967, Uderzo e Giscinny decidiram dedicar-se apenas a essa série. Mesmo após a morte prematura de Goscinny, Uderzo seguiu a ilustrar os livros, a uma média de um álbum a cada três ou cinco anos. A autoria dos livros ainda indica Goscinny e Uderzo.

Passou a trabalhar também com Jean-Michel Charlier [1924-1989] na série Michel Tanguy, posteriormente rebatizada de As Aventuras de Tanguy e Laverdure. Colaborou também na revista Foguetão, em 1961, dirigida por Adolfo Simões Müller [1909-1989]. Albert Uderzo morreu do dia 24 de março de 2020, aos 92 anos, em decorrência de um ataque cardíaco.


FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Uderzo

Albert Uderzo



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • zurgk
  • Adicionado por
    zurgk
    em 02/09/2011 15:59:00