Vertigo: Além do Limiar


Super-Coelho (Coelho Valente)



Nome: Waffles Bunny
Nome original: Super Rabbit
Licenciador: Timely Publications
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Ernie Hart - ‘H. E. Huntley’

Lista de revistas com participação de Super-Coelho (Coelho Valente)

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Comedy Comics (1942)  n° 14 - Timely Publications
Primeira aparição: gibi “Comedy Comics” 14 (data de fevereiro de 1943, mas pode ter chegado às bancas americanas ainda no final de 1942).

Personagem cômico-infantil, na linha de “Super-Mouse" e “Joca Marvel" (este de 1942, da editora Fawcett). Era um coelho com poderes semelhantes ao Superman. Não confundir também com o popular episódio em desenho animado de "Pernalonga", o "Super-Rabbit" (que foi lançado em abril de 1943).

No Brasil, também chamado de “Coelho Valente” (nas editoras La Selva e Trieste), teve uma certa popularidade nos anos 50 mas, depois, caiu no esquecimento. O curioso é que o personagem passou por uma mudança visual. No início usava uma malha branca com seu nome escrito no peito. Depois, adotou um traje vermelho-dourado, com um “V” estampado (o “V” foi invenção dos desenhistas brasileiros, uma vez que não existia no original americano), mas o que poderia ser uma mudança visual, na realidade era os editores da La Selva, usando outros personagens como se fossem o mesmo Coelho Valente, desde o Super Rabbit, até Hoppy, o Marvel Bunny (Joca Marvel), que ao invés de falar Shazam, gritava "Aruonec" e seu sucessor, quando a Charlton "comprou" os direitos dos personagens antropomórficos da Fawcett, mudando Hoppy para Atomic Rabbit. Todos eles acabaram virando o Coelho Valente na La Selva.

Em sua identidade secreta, nas histórias da Fawcett, o herói era o pacato Coelhinho (sim, seu nome civil era este). Quando surgia um perigo, bastava ele dizer a palavra mágica “Aruonec” (cenoura, ao contrário) para se transformar no tal. Em muitas histórias, o seu nome foi alterado para Pom-Pom

- Antônio Luiz Ribeiro e WCS.

Super-Coelho (Coelho Valente)



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 25/11/2008 18:32:00