Sobrinhos do Capitão

Nome: Hans & Fritz
Nome original: Katzenjammer Kids
Licenciador: United Feature/King Features
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Rudolph Dirks

Lista de revistas com participação de Sobrinhos do Capitão

Inspirado visivelmente nos personagens alemãezinhos Max e Moritz, de Wilhelm Busch, o estreante Rudolph Dirks começou a publicar, a 12 de dezembro de 1897, as trapalhadas dos “Sobrinhos do Capitão” no jornal de W. R. Hearst. O loiro Fritz e o moreno Hanz vivem em alguma colônia alemã da África, a princípio em companhia da mãe, do pai e do avô. Com o passar dos anos, o pai e o avô simplesmente sumiram da tira e, em 1902, apareceu o Capitão: aquele que se tornaria seu pai adotivo e, principalmente, o alvo favorito dos garotos.

Hans e Fritz representam, em última análise, a guerra contra qualquer tipo de autoridade – paterna, escolar, administrativa. Nas primeiras tiras, Dirks não usou diálogos, mas logo seus personagens estavam falando um engraçadíssimo idioma anglo-germânico.

Mais tarde, Dirks passou a colaborar no “World”, concorrente do “Journal”, mas Hearst, que mantinha os direitos sobre a história, e que já entregara a outro desenhista (Harold H. Knerr) foi à Justiça. Os juízes decidiram, afinal, que Dirks poderia continuar desenhando seus personagens no “World”, se mudasse o nome da história. O que ele fez logo, passando a chamá-los “The Captain and the Kids”. As duas séries continuam até hoje, distribuídas por “sindicatos” diferentes: "The Katzenjammer kids" é distribuído pelo King Features e "The Captain and the kids" pelo United Feature. Com o advento da Primeira Guerra, as tiras mudaram o nome para "The Captain and the Kids" e "Hans & Fritz", respectivamente.

No Brasil, tanto “The Katzenjammer kids” quanto “The Captain and the kids” foram publicados com diversos nomes. Inclusive as duas séries chegaram a se chamar, entre nós, de “Sobrinhos do Capitão” (muitos editores brasucas entendiam que eram a mesmíssima historieta). “The Captain and the kids” (da United) chegou a ser publicada no “Globo Juvenil” como “O Capitão e os meninos”. “The Katzenjammer kids” (da King) saiu no “Suplemento em Quadrinhos” da Lino como “Sobrinhos do Capitão”. A revista “O Capitão Z” também publicou os personagens em 1961. E, nos anos 50, o suplemento em cores de “O Jornal” do Rio de Janeiro publicou as dominicais com o título de “Os Sobrinhos do Capitão”.

Sobrinhos do Capitão



Relate algum problema encontrado nesse personagem