Comic Boom!


Moça-Maravilha



Nome: Donna Hinckley Stacy Troy
Nome original: Wonder Girl
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bob Haney, Bruno Premiani

Lista de revistas com participação de Moça-Maravilha

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Brave And The Bold, The (1955)  n° 60 - DC Comics
(acima, a personagem desenhada por Gil Kane)

Personagem das HQs de "Mulher-Maravilha" e "Turma Titã". É a jovem auxiliar da famosa heroína.

As raízes da personagem datam de 1958, quando o roteirista Robert Kanigher introduziu uma "Moça-Maravilha" na revista "Wonder Woman" 105. Mas esta "Moça-Maravilha" nada mais era do que a Mulher-Maravilha quando adolescente, onde aparecia em "flash-backs".

A partir do no. 124 (1961), "Mulher-Maravilha" e "Moça-Maravilha" começaram a aparecer no mesmo período de tempo, a ponto de se tornarem personagens separadas. Essas novas histórias eram escritas por Bob Haney.

Em 1965, Haney introduziu a nova "Moça-Maravilha" dentro da historieta da "Turma Titã" - um grupo de super-heróis adolescentes que contava com Robin (de "Batman"), Aqualad (de "Aquaman") e Kid Flash (de "Flash") - na revista "The Brave and the Bold" 60. O autor nunca se preocupou em explicar a origem da moça. Ela simplesmente estava lá e pronto.

Só em 1969, em "Teen Titans" 22 é que a editora DC veio com a explicação: "Moça-Maravilha" era um bebê orfã salva pela Mulher-Maravilha de um incêndio. Incapaz de achar a família da garotinha, a famosa super-heroína a levou para a remota Ilha Paraíso, habitada só por mulheres guerreiras, onde a jovem ganhou poderes das amazonas locais. No final da história, a garota-titã aparece com um novo uniforme e penteado, agora também adotando a identidade civil de "Donna Troy". Essa origem foi escrita por Marv Wolfman, que teve que reescrevê-la outras vezes, devido à complicada nova continuidade que a DC adotou a partir de 1985. A personagem chegou a mudar seu nome para "Tróia", para aumentar a confusão.

Na série de TV da "Mulher-Maravilha" (com Lynda Carter), foi interpretada por Debra Winger. No Brasil, também foi chamada de "Dianinha" (na EBAL) e "Garota-Maravilha" (na dublagem da série de TV).

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem