Vertigo: Além do Limiar


Margarida



Nome: Daisy Duck
Nome original: Daisy Duck
Licenciador: Walt Disney
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Al Taliaferro

Lista de revistas com participação de Margarida

Margarida (Daisy Duck em inglês), é uma personagem de história em quadrinhos e desenhos animados de Walt Disney.

Ela foi criada como a contraparte feminina e namorada de Pato Donald, e apareceu pela primeira vez no desenho Mr. Duck Steps Out em 1940.
No Brasil, esta história foi publicada em 1973, na revista "Cinquentenário Disney 1", com o título "Donald Encontra Margarida".

Margarida tem o temperamento de Donald, mas tem um grande controle sobre este, e tende a ser mais sofisticada que seu namorado.
Ela geralmente não usa calças ou vestido. Ela é geralmente mostrada tendo uma grande afinidade com Donald.

Margarida é a tia das trigêmeas Lalá, Lelé e Lili, que servem como contraparte de Huguinho, Zezinho e Luizinho.

Em algumas aparições, Margarida é apresentada como amiga íntima de Minnie Mouse.

Sua criação é atribuída a Al Taliaferro, desenhista responsável pelas animações de Donald nos anos 40.
Já nos quadrinhos produzidos para gibis, Margarida passou a ser uma figura recorrente a partir de 1952, nas HQs produzidas por Carl Barks.

Segundo algumas fontes, Margarida foi introduzida em 1937 como Consuelo (Donna, no original), mas não há evidências concretas se Donna era uma versão inicial da Margarida ou uma personagem completamente separada.

No entanto, a The Walt Disney Company lançou um button colecionável em 1999, que afirma: "estreia de Margarida como Donna -1937," solidificando o fato de que Margarida e Donna eram, na verdade, a mesma personagem.

Donna fez sua única aparição animada no curta-metragem Don Donald (1937), dirigido por Ben Sharpstee . Foi a primeira parte da série do Pato Donald e também foi a primeira vez Donald foi mostrado com um interesse amoroso.
Na história, Donald viaja ao México para cortejar uma pata que é em grande parte uma versão feminina de si mesmo.
Ela é retratada com o mesmo temperamento mal-humorado e impaciente e até foi dublado pelo dublador de Donald, Clarence Nash. No final da história que ela está mal-humorada e abandona Donald no deserto depois que seu carro quebra.

Além disso, Don Donald está incluído no DVD lançado pela Disney: " "Best Pals: Donald and Daisy." A identificação de Donna como o surgimento da Margarida é ajudado pelo fato de que outros personagens Disney, como Pateta, também foram introduzidos sob nomes diferentes (Dippy Dawg), aparências e maneirismos. "Donna" em italiano é também o equivalente de " Don ", um título que Donald recebe no curta-metragem.

No entanto, em 1951, a personagem reaparece por continuidade retroativa em uma tira de jornal como uma rival inconsciente de Margarida pelo afeto de Donald.

No Brasil, o nome de “Margarida” veio do tradutor Jerônymo Monteiro da editora Abril. Ele preferiu fazer uma adaptação do nome utilizado para o personagem na Argentina, “Margarita” (v. “O Homem Abril”, de Gonçalo Junior, pág. 91). Mas nas primeiras HQs publicadas no Brasil pelo “Globo Juvenil”, ela era chamada de “Daise”. No “Gibi” trisemanal era “Dorinha”.

As histórias em quadrinhos de Margarida criadas no Brasil nas décadas de 80 e 90, época em que o gibi com título próprio foi lançado pela Abril, atribuíram à personagem uma nova personalidade feminista e um novo visual.

Margarida teve sua própria revista no Brasil, por duas vezes. Na primeira série, que durou de Julho de 1986 até Fevereiro de 1997 teve 257 edições; quinzenais até a edição 243 e mensais da 244 até a 257.

A segunda edição durou de Setembro de 2004 até Janeiro de 2007. Teve apenas 25 edições, mensais.

Os Almanaque da Margarida tiveram duas edições, de periodicidade irregular. A número 1 em Novembro de 1988 e a número 3 em Julho de 1996. Por um erro de numeração, não existe o número 2, pulou-se direto para o 3.

- Sidnei Dias

Fontes -
https://pt.wikipedia.org/wiki/Margarida_(Disney)


Relate algum problema encontrado nesse personagem