Vertigo: Além do Limiar


Hércules



Nome: Héracles
Nome original: Hercules
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América


Lista de revistas com participação de Hércules

Semideus mitológico, filho de Zeus com uma humana. O Hércules da editora DC é semelhante ao Hércules da concorrente Marvel (das HQs de "Thor"), com a diferença de o da DC ser freqüentemente retratado como um supervilão, aliado de Marte, o Deus da Guerra, e inimigo de “Superman”.

Hércules era também figura recorrente nas antigas historietas do “Capitão Marvel” (é ele quem confere força ao famoso Mortal Mais Poderoso do Mundo) e de “Superboy”: em 3000 a.C., o semideus e Sansão são recrutados por um rei ladrão para proteger seu tesouro, guardado numa caverna. A dupla decide devolver o ouro ao povo, explicando ao rei que não se pode mais penetrar no esconderijo devido a um espírito poderoso que habita a cavidade. Para ajudá-los no engodo, a dupla consulta um mago, que lhes revela que num futuro alternativo (um futuro que pode ser ou não o nosso) existe um “Superboy” invulnerável. A dupla acha que o jovem herói possui um elixir que lhe dá invulnerabilidade e que esse soro pode ajudá-los a se tornar invencíveis. Viajando para o futuro, através de magia, Sansão e Hércules encontram Superboy, que lhes explica que não possui nenhum soro, mas concorda em ajudá-los contra o rei louco, viajando ao passado com eles. Os três, ajudados pelo cão Krypto, convencem o soberano que seu tesouro está perdido para sempre. (HQ publicada na revista “Adventure Comics” nº 257, 1959)

Nos anos 50 e 60, um Hércules ruivo era presença regular nas HQs de “Superman”, onde era costantemente visto com Sansão, fazendo com este uma dupla fanfarrona e atrapalhada que causava dores de cabeça ao Homem de Aço.

Nas HQs da “Mulher-Maravilha”, Vênus e rainha Hipólita (mãe da popular amazona) derrotaram o exército de Hércules, com a força do amor.

Em 1975 a DC veio com uma nova série “Hércules libertado”, mas com um personagem diferente daquele que os leitores da editora estavam familiarizados. Desta vez, era um Hércules de cabelos pretos e compridos e sem barba, que se movimentava num futuro pós-apocalítico, onde era visto como um herói (usando até uma espécie de traje colorido). Mais tarde, explicou-se que esse semi-deus era, na verdade, um sonho do personagem Gardner Grayle. Depois, a DC mudou de ideia e ficou estabelecido que esse Hércules pertencia a um universo paralelo, coexistente com o do antigo Hércules (como num espelho).

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • hawkman
  • Adicionado por
    hawkman
    em 21/06/2007 06:38:00