Vertigo: Além do Limiar


Hefesto



Licenciador: Domínio Público
País de origem: Grécia


Lista de revistas com participação de Hefesto

Hefesto é o deus do fogo, dos metais e da metalurgia na mitologia grega. Sua figura também estava associada ao trabalho, pois foi um grande forjador e joalheiro. Na mitologia romana, ele é chamado de Vulcano.

Hefesto era visto como o deus mais feio da mitologia grega e ainda, tinha uma deficiência: era coxo (manco). Sua representação mais comum é de um homem nu, com barba, e que muitas vezes aparece segurando algum objeto utilizado pelos ferreiros. Assim, os símbolos de Hefesto estão relacionados com seu trabalho de ferreiro: machado, martelo, bigorna e tenaz, um tipo de alicate.

Filho de Zeus e Hera, Hefesto nasceu com uma deficiência: era coxo. Isso causou repugnância em sua mãe que o rejeitou desde o nascimento. Reza a lenda que ela o lançou do Monte Olimpo para que ninguém visse seu filho, pois estava envergonhada. Em outras versões, sua deficiência foi causada por Zeus, que durante uma grande fúria, o lançou longe. Depois da queda, ele foi encontrado e ficou sob os cuidados de Tétis, uma ninfa do mar. Com ela, aprendeu a manusear os metais e a trabalhar com eles. Como era o deus do fogo e dos metais, seu trabalho era feito nos vulcões. Ali, ele contava com a ajuda dos ciclopes, gigantes que possuíam somente um olho. Hefesto foi responsável por forjar diversos objetos dos deuses como o escudo mágico de Zeus (Égide), a armadura de Aquiles, o arco e flecha de Eros, o cetro de Agamenon, o tridente de Poseidon, a cinta de Afrodite, dentre outros.

Na lenda, ele foi aceito novamente no Monte Olimpo, mas recusou a proposta. No entanto, com a ajuda de Dionísio, Hefesto retornou ao Monte Olimpo, e estava certo de que ali se vingaria de sua mãe. Foi assim que ele lhe construiu um trono e quando ela sentou ficou presa. Assim, Hefesto pode chantagear seus pais pedindo-lhes em troca um casamento com a mulher mais bela. Para que ela saísse de sua armadilha, o pedido de Hefesto foi aceito por ambos.

A pedido de Zeus, Hefesto se casou com Afrodite, a deusa da beleza e do amor. No entanto, por conta de sua feiura, foi também rejeitado por ela. Por isso, eles não tiveram filhos e ainda foi traído diversas vezes por sua esposa. Afrodite teve relações com deuses e mortais, o que resultou na geração de diversos filhos. Um de seus casos que merece destaque é sua relação com Ares, deus da guerra.

O templo de Hefesto está localizado na cidade de Atenas, na Grécia. Foi construído em 449 a.C. e de todos os templos gregos que foram erigidos na antiguidade, esse é o mais conservado deles.

Hefesto



Relate algum problema encontrado nesse personagem