Vertigo: Além do Limiar


Galileo Galile



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Galileo Galile

Galileo di Vincenzo Bonaulti de Galilei [1564-1642] foi astrônomo, físico e engenheiro, às vezes descrito como polímata (pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma única área). Com frequência, é referenciado como “pai da astronomia observacional”, “pai da física moderna”, “pai do método científico” e “pai da ciência moderna”. Galileu estudou o princípio da relatividade e fenômenos como a rapidez, a velocidade, a gravidade, a queda livre, a inércia e o movimento de projéteis, mas também trabalhou em ciência e tecnologia aplicadas. Nesse âmbito, descreveu as propriedades de pêndulos e “balanços hidrostáticos”, inventou o termoscópio e várias bússolas militares, além de usar o telescópio para observações científicas de objetos celestes.

Suas contribuições à astronomia observacional incluem a confirmação visual das fases de Vênus, a observação dos quatro maiores satélites de Júpiter, a observação dos anéis de Saturno e a análise das manchas solares. A defesa de Galileu do heliocentrismo e do copernicanismo foi controversa durante sua vida, quando a maioria adotava modelos geocêntricos, como o sistema ticônico. Ele encontrou a oposição de astrônomos, os quais duvidavam do heliocentrismo por conta da ausência da observação de uma paralaxe estelar. O assunto foi investigado pela Inquisição Romana em 1615, a qual concluiu que o heliocentrismo era “tolo e absurdo em filosofia e formalmente herético, por contradizer explicitamente, em muitos lugares, o sentido da Sagrada Escritura”.

Mais tarde, Galileu defendeu suas opiniões no “Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas Mundiais” (1632), obra em que parecia atacar o papa Urbano VIII e, assim, alienou-o dos jesuítas, os quais, até então, o haviam apoiado. Foi julgado pela Inquisição, considerado “veementemente suspeito de heresia”, forçado a se retratar e passou o resto de sua vida em prisão domiciliar. Enquanto estava preso, escreveu a obra “Duas Novas Ciências”, na qual resumiu o trabalho feito, cerca de 40 anos antes, nas duas ciências atualmente designadas cinemática e força dos materiais. Galileu costumava referir-se a si mesmo apenas pelo seu primeiro nome. Na época, os sobrenomes eram opcionais na Itália, e seu nome próprio tinha a mesma origem que seu nome de família, Galilei.

Esse seu sobrenome deriva, em última análise, de um ancestral, Galileo Bonaiuti, importante médico, professor e político na Florença do século XV. Apesar de ter sido um devoto católico romano, Galileu foi pai de três filhos fora do casamento, com Marina Gamba. Eles tiveram duas filhas, Virginia e Livia, e um filho, Vincenzo. Por causa de seu nascimento ilegítimo, o pai considerou que as meninas jamais conseguiriam se casar, e que potencialmente seriam pivô de problemas, na forma da necessidade de apoio financeiro contínuo ou de dotes proibitivamente caros.

Logo, sua única alternativa viável era a vida religiosa. As duas meninas foram aceitas pelo convento de San Matteo, em Arcetri, onde permaneceram pelo resto de suas vidas. Vincenzo foi legitimado como herdeiro legal de Galileu e casou-se com Sestilia Bocchineri. Em sua prisão, Galileu continuou a receber visitantes até 1642, quando, após sofrer febre e palpitações cardíacas, morreu em oito de janeiro de 1642, aos 77 anos.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei

Galileo Galile



Relate algum problema encontrado nesse personagem