Vertigo: Além do Limiar


Faca Sangrenta



Nome original: Bloody Knife
Licenciador: Personagem Real
País de origem: Estados Unidos da América


Lista de revistas com participação de Faca Sangrenta

Faca Sangrenta (Bloody Knife) foi um índio Sioux [1840-1876] o qual serviu como batedor e guia para o 7º Regimento de Cavalaria dos EUA. Faca Sangrenta nasceu de um pai Hunkpapa Sioux e de uma mãe Arikara por volta de 1840. Junto com seus irmãos, viveu com a tribo de seu pai durante a infância, mas não foi bem tratado por eles por causa da inimizade desta com o povo de sua mãe. Ele então passou a odiar os Sioux, especialmente Gall, irmão adotivo de Touro Sentado. Quando sua mãe deixou seu pai em 1856 para retornar à sua própria tribo, ele juntou-se a ela. Por volta dos 15 anos, ele se viu no Upper Missouri River, em um posto comercial da American Fur Company chamado Fort Clark. Os conflitos entre os Arikaras e Sioux eram rotineiros lá.

Apesar da ameaça que representavam, Faca Sangrenta teve sucesso na perigosa tarefa de entregar correspondência para outros fortes no Missouri e para Fort Totten, em Dakota do Norte. Ele, entretanto, não passou incólume por esses anos. Durante uma visita a seu pai foi emboscado e atacado por Gall e por vários outros Hunkpapas, os quais o espancaram severamente, o despiram, cuspiram, zombaram e o atingiram com bastões e mosquetes ramrods. No outono de 1862, dois de seus irmãos foram mortos, mutilados e escalpelados por um grupo de guerra Sioux liderado por Gall. Seus corpos foram deixados para serem comidos por lobos. Após trabalhar para a American Fur Company, acompanhou o Brigadeiro General Alfred Sully, em 1865, como um batedor em sua expedição Sioux.

Ele provou ser útil ao grupo e também, como mensageiro, ajudou as tropas a se comunicarem com outras unidades militares na área. No final de 1865, Faca Sangrenta se reuniu com o Capitão Adams Bassett da Companhia C, Quarta Infantaria Voluntária dos EUA, a quem disse que Gall estava próximo ao Fort Berthold. Bassett enviou um tenente com um pelotão e Faca Sangrenta, para capturá-lo ou matá-lo se ele não se rendesse. Faca Sangrenta conduziu os soldados à aldeia Hunkpapa, ao sul do Forte onde Gall estava. Os homens tentaram prendê-lo na chegada, mas, quando ele tentou escapar, foi golpeado com uma baioneta, forçado ao chão e duas vezes esfaqueado com baionetas. Seu inimigo estava finalmente morto.

Em 1873, em Fort Rice, ele conheceu George Armstrong Custer. Os dois se tornaram amigos, e Custer admirou o seu talento como batedor e rapidamente se tornou o seu favorito. Enquanto a maioria dos batedores indianos ganhava US$ 13 por mês – a mesma quantia que as tropas recebiam –, Custer arranjou um trabalho para ele como guia, onde passou a receber US$ 75 mensais. Em 1876, durante a campanha de Little Bighorn, Faca Sangrenta repetidamente tentou alertar Custer que havia índios demais para lutar. Apesar das probabilidades esmagadoras, ele se recusou a ficar fora. Faca Sangrenta foi atribuído ao Major Marcus Reno, o qual comandou 140 soldados na histórica batalha, em 25 de junho de 1876. Durante o combate, Custer ordenou que Faca Sangrenta e os outros batedores Arikara e Crow expulsassem os rebanhos de pôneis do acampamento Sioux.

Quando os soldados e batedores de Reno se aproximaram do acampamento, os índios, principalmente Lakota-Sioux e Cheyenne, os avistaram e rapidamente mobilizaram seus guerreiros para atacar Reno. Faca Sangrenta e Reno estavam montados lado a lado. Reno perguntou a ele o que os índios fariam quando seu comando começasse a se afastar de sua aldeia. Faca Sangrenta foi baleado na cabeça e morto antes de conseguir responder. Reno, com o rosto manchado com o sangue coagulado do ferimento de Faca Sangrenta, entrou em pânico e ordenou a retirada.

Reno e seus homens recuaram para a floresta perto do rio com os bravos em uma perseguição agressiva, e sua resposta pobre custou a vida de muitas de suas tropas. O Exército dos EUA sofreu uma grande derrota naquele dia. Faca Sangrenta foi decapitado pelos Sioux. De acordo com sua irmã, suas filhas encontraram o corpo dele no campo de batalha e, sem saber que era o corpo de seu tio, cortaram sua cabeça e a levaram para a aldeia Hunkpapa, onde foi exibida em um poste. Quando a viu e reconheceu, sua irmã ficou horrorizada. Mais tarde, ele foi enterrado no cemitério de batedores perto de White Shield, Dakota do Norte.


FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Bloody_Knife

Faca Sangrenta



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Márcio dos Santos
  • Adicionado por
    Márcio dos Santos
    em 13/05/2017 16:20:00
    Editado por Fabio Garcez