Vertigo: Além do Limiar


Pedro Nunes Batista Ferreira Tamarindo



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Pedro Nunes Batista Ferreira Tamarindo

Pedro Nunes Batista Ferreira Tamarindo [1837-1897] foi um militar do Exército Brasileiro com importante participação na Guerra de Canudos. Nascido na cidade de Inhambupe-BA, tornou-se praça do Exército em 22 de setembro de 1855 e chegou a patente de coronel em sete de abril de 1892, por merecimento. Era benquisto entre os colegas, devido ao gênio afável e ao caráter franco. Tomou parte ativa na Campanha do Uruguai e na Guerra do Paraguai. Comandou o 9º Batalhão de Infantaria durante a terceira expedição militar contra o arraial de Canudos, em março de 1897. Após o comandante da expedição, Coronel Antonio Moreira César, ser ferido em combate no malfadado assalto ao arraial de Canudos, em três de março de 1897, o Coronel Tamarindo assumiu o comando.

Sem ter condições de organizar as tropas, que desorganizadamente combatiam nas ruelas estreitas do arraial de Canudos, determinou a retirada. Após a morte de Moreira César, na madrugada de quatro de março, foi determinada a retirada definitiva das tropas, o que pôs fim à Terceira Expedição. Na retirada, os conselheiristas atacaram incessantemente as tropas, o que ocasionou, ao final, uma efetiva debandada. Quando cruzava a galope o Córrego do Angico, o coronel Tamarindo foi morto por um tiro que o derrubou do cavalo. Suas últimas palavras, ditas ao engenheiro militar Alfredo do Nascimento, foram para que procurasse o Major Cunha Matos, o qual, na qualidade de mais graduado, ficou no comando do que restara da tropa.

O corpo do coronel Tamarindo foi deixado no campo de batalha e, posteriormente, empalado pelos conselheiristas em um galho seco de angico, desaprumado, os braços e as pernas pendidos a oscilar tragicamente com o vento. O objetivo dos conselheiristas era utilizar o cadáver e crânios de outros combatentes mortos para causar medo em futuras tropas que voltassem a atacar o arraial. As caveiras foram alinhadas às margens do caminho, rodeadas de velhos trapos, esgarçados nos ramos dos arbustos e, de lado, o corpo do coronel Tamarindo. Permaneceu ali até três meses mais tarde, quando a quarta expedição seguia para Canudos. O objetivo era usar o cadáver do comandante, juntamente com outras cabeças de soldados mortos, para causar pavor e medo em outras tropas governistas que se dirigissem ao arraial.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Nunes_Batista_Ferreira_Tamarindo

Pedro Nunes Batista Ferreira Tamarindo



Relate algum problema encontrado nesse personagem