Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Aquaman



Nome: Arthur Curry / Orin
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Mort Weisinger, Paul Norris

Lista de revistas com participação de Aquaman

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    More Fun Comics  n° 73 - DC Comics
Filho do feiticeiro secular Atlan e da rainha Atlanna, Orin foi abandonado para morrer devido à crença atlante de que seu cabelo loiro seria o sinal de uma terrível maldição. Sobrevivendo à exposição ao ar, que mataria um atlante normal, o bebê Orin foi salvo pelo golfinho Porm e criado como membro do seu bando. Vivendo sua infância entre os golfinhos, Orin partiu após ter acidentalmente causado a morte de seu "irmão" golfinho. Depois, ele foi encontrado por Arthur Curry, um faroleiro viúvo, e adotou o nome de Arthur Curry Jr. O velho guardião do farol contou a Orin que ele era seu filho, e que sua mãe, uma sereia, o havia abandonado. Acreditando ser meio humano, Orin viveu entre nós por um período até seu pai adotivo o abandonar, deixando-o sozinho novamente.

Orin voltou para o mar e viveu muitas aventuras, incluindo o romance com uma garota esquimó chamada Kako. Fez inimigos como Triton (o filho de Poseidon) e conheceu a amazona chamada Diana, que um dia se tornaria a Mulher-Maravilha. No entanto, sua vivência gerou uma desconfiança cada vez maior de Orin em relação aos habitantes da superfície. Como um jovem adulto, ele se encontrou com Flash, que o encorajou a visitar novamente o mundo da superfície e se juntar à comunidade crescente de superseres da Terra. Assim, Orin acabou se juntando aos super-heróis da Terra, inclusive como membro fundador da Liga da Justiça da América original, e adotou o nome público de Aquaman.

Como super-herói da Terra, Orin encontrou o caminho de volta ao lar, a cidade atlante de Poseidons, onde governou por muitos anos. Durante seu reinado, ele casou com Mera, uma visitante aquática do mundo dos Deuses Sombrios, e teve um filho chamado Artie Jr. que foi morto por Manta. Após o final de seu reinado, Mera deixou Orin, motivando-o a partir em busca de um sentido mais profundo, em sua vida. Ele descobriu as "Crônicas da Atlântida", que delineavam a história repleta da magia da Atlântida, sua verdadeira história pessoal, e o fato de estar sempre destinado a enfrentar seu irmão, o Mestre do Oceano, pelo controle da Antlântida.

Em suas aventuras após esta revelação, ele perdeu sua mão esquerda para um cardume de piranhas durante um confronto com Charybdis e, passou a usar um gancho cibernético que responde aos seus comandos mentais (aliás, uma das raras vezes que fizeram uma mudança geral de visual em um herói e ficou melhor que original). A misteriosa heroína Delfim se juntou a ele em suas viagens, e os dois tornaram-se amantes.

Recentemente Aquaman descobriu que tem um filho chamado Koryak com a mulher esquimó, Kako, e o levou para Poseidons, onde foi saudado como o novo líder. Durante esta visita à cidade, Mera retornou com um misterioso menino de cabelos loiros (talvez o filho de Orin nascido em outra dimensão), mas foi levado de volta ao mundo dos Deuses Sombrios por Thanatos, uma duplicada maligna de Aquaman.

Aquaman apareceu também em diversos desenhos animados para a TV, seja como personagem principal ou convidado. Em 1967 estrelou sua própria animação, pela Filmation. Na versão brasileira ele foi rebatizado de "O Herói Submarino". Recentemente, participou do desenho animado "Batman: The Brave and the Bold" (episódio "Evil under the sea", 2008).


Relate algum problema encontrado nesse personagem