Dorival Vitor Lopes



País de nascimento: Brasil
15 de junho de 1951

Lista de revistas com trabalhos de Dorival Vitor Lopes
Veja lista detalhada dos trabalhos


Tradutor, editor e empresário de quadrinhos, um dos antigos donos do estúdio de produção de HQs Rarus (mais tarde, a partir de 1990, passou a ser chamar "Art & Comics").

Lopes nasceu em Santos, SP, mas passou a infância (até os 10 anos) em Olímpia, onde começou o curso primário. Concluiu seus estudos em São Paulo, onde fez História até o terceiro ano (na Universidade de São Paulo) e se formou em Jornalismo (na Faculdade Cásper Líbero).

Lopes começou a trabalhar com 13 anos, como office-boy. Em 1970 entrou na Editora Abril, onde passou por vários cargos, sempre na na área de quadrinhos, desde produtor gráfico, assistente de editor até chegar a editor. Em 1979, aos 28 anos, trouxe os super-heróis Marvel para a Abril, em parceria com seu então assistente, Helcio de Carvalho.

Em 1988, já na editora Globo, travou seu primeiro contado com as HQs de "Tex", cowboy com quem, desde então, estaria associado.

Em 1997, junto com o agora sócio Helcio de Carvalho (da Art & Comics), fundou uma segunda empresa, a Mythos Editora.

No ano seguinte, o Art & Comics parou de prestar serviço para seu principal cliente, a editora Abril, por conflito de interesses entre as duas empresas.

- Antônio Luiz Ribeiro




Notas e fontes —
(na foto, Dorival em 2009 [foto: Mythos])
www.texbr.com/portrasdopano/mythos/dorivalvitorlopes_a.htm


Dorival Vitor Lopes


Relate algum problema encontrado nesse artista